Mostrando a “Psicologia do herói e vilão”, alunos expõem trabalho até sexta-feira (10) na Galeria de Artes.

O curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) completa 10 anos de duração em 2016. As comemorações acontecem desde o início do ano, mas no período de 6 a 10 de junho, os alunos do 2° ano propõem uma experiência diferente para o público. Com uma temática atual, eles estarão na Galeria de Artes da Unisanta traçando a “Psicologia do herói e vilão”, por meio de uma imersão no melhor e pior dos dois mundos.

Com uma ambientação propícia ao tema, na intervenção artística é possível entender de forma breve e objetiva a origem dos heróis e vilões. Os visitantes entram um a um e, por meio de várias interações, saem sendo questionados sobre qual lado preferem.  “Eles criaram esse ambiente para que as pessoas pudessem interagir, passando por etapas e conhecendo um pouquinho melhor sobre como seria a vida deles fora daquela questão dos quadrinhos que a gente está acostumado”, explica o professor responsável, André Reis.

Segundo Reis, o objetivo é que a pessoa faça a imersão dentro desses elementos, criando essa interatividade através de mídia, áudio e vídeo. “Você passa por uma série de etapas, até que, no final, é fotografado se sentindo o próprio herói ou o vilão. Então fazemos uma edição e publicamos no Facebook para que qualquer um pegue a imagem e coloque em sua página”, finaliza.

O projeto alcançou seu objetivo e foi bastante elogiado pelo público. “É bem bacana. Achei muito interessante o recurso audiovisual, que permite criar ideias e sensações”, diz o diretor da Faculdade de Artes e Comunicação, Humberto Challoub.

Os calouros do curso também aprovaram. Giovani Cicconi, do 1° ano de Produção Multimídia, elogiou o trabalho “porque quem não acompanha o universo de quadrinhos, herói e anti-heróis, entende como é formado o conceito e seu universo”.

Produção
Os alunos das duas turmas de 2° ano tiveram um mês para a produção do projeto, ligado à disciplina de Produção Multimídia, ministrada pelo professor André Reis. Eles se reuniram para definir o tema e se dividiram em quatro grupos: criação, conteúdo, ambientação e montagem. “Escolhemos a temática heróis versus vilão, enfatizando a psicologia. Estudamos todas as etapas deles: como começaram, o que os motivou a começarem, e o que se tornaram”, explica a estudante Carolina Sauda.

A coordenadora do curso, Márcia Okida, acredita que o projeto acrescenta muito para a carreira dos alunos. “Eles colocaram em prática tudo o que eles aprenderam durante o ano. É o momento em que montam a instalação e veem tudo o que foi planejado acontecer. Isso que é o mais legal”.