Ex-aluna de Publicidade e Propaganda, Priscilla Sarah Linz Messaros se formou em 1998 e continua construindo uma grande história e levando o nome da Unisanta pelo mundo, como autora e consultora para Desenvolvimento Humano. Lançado neste ano, seu primeiro livro “Uma incrível jornada em 80 dias” propõe a interação familiar e “busca trazer mais humanidade à humanidade”, segundo ela.

A escolha do curso veio da percepção de quão importante é a comunicação social na sociedade. “Ser publicitário nos possibilita atuar em diversas frentes, desde a pesquisa para desenvolvimento de um produto, determinação de seu preço, escolha do PDV adequado, criação de embalagens e vai além. Um publicitário fantasia, pensa fora da caixa, imagina, cria. Redige, desenha, tira foto, faz filme, edita, seleciona e sugere trilha sonora, vende sonhos. Mas confesso que, quando ingressei no curso, não sabia disso. Fui descobrindo ao longo dos 4 anos”.

Com carinho, ela se lembra de seus anos como aluna da Unisanta que lhe renderam a medalha Saturnino de Brito de melhor aluna da turma em seu último ano de faculdade. Recorda-se também dos professores. Em especial, está Georges Keramidas, que a motivou a crescer e alcançar grandes conquistas. Ela foi sua assistente por anos que lhe trouxeram muitos aprendizados e indagações.

Logo depois de sair da faculdade, Priscilla ingressou no mestrado e fez 3 MBAs, em Gestão de Marketing, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas. Através deste último, começou a atuar em desenvolvimento humano. Quando resolveu mudar de país, em 2017, ela continuou os atendimentos, mas por plataformas digitais.

Assim, surgiu a ideia de seu livro. Priscilla percebeu em seus clientes a dificuldade de trabalhar com questões pessoais durante a pandemia, enquanto a família toda estava em casa. “Mergulhei em estudos e desenvolvi um material que, inicialmente, era ofertado on-line. Ao todo, são 80 dias de trabalho diário com todo o núcleo familiar. Os resultados foram incríveis. Paralelamente, lidero o Comitê Saúde do Grupo Mulheres do Brasil – Lisboa, fundado pela Luiza Helena Trajano. Estar aqui me possibilitou perceber que as mesmas problemáticas são enfrentadas por outras tantas famílias, independente de sua classe social. Veio, então, a ideia de transformar o processo em um livro. Adequei e enviei para a editora Chiado Books. Passadas 3 semanas, veio a resposta: ‘Sim, temos interesse em publicar’”.

O livro “Uma incrível jornada em 80 dias” nasceu com o intuito de aproximar núcleos familiares através de leituras, atividades e reflexões. Interativo, ele busca contribuir para a inteligência emocional das crianças, trazendo temas como alegria, empatia, medo, saudade entre outros.

Atualmente, Priscilla está em Portugal realizando seu doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Lisboa. A publicitaria já tem sua tese escolhida: ela quer comprovar a importância da comunicação para uma sociedade mais inclusiva. “Meu projeto prevê a realização de um estudo experimental para constatar que, através de séries de ficção, é possível educar a sociedade para a aceitação das diferenças e das minorias. Pretendo realizar o estudo aí na Unisanta. Uma forma de agradecer por tudo o que fizeram por mim. O mesmo tende a ser publicado em revistas internacionais e nada mais justo do que levar o nome da Unisanta para o mundo”.

Priscilla já tem planos para o futuro. Ela pretende continuar atuando com desenvolvimento humano, enquanto seu livro será usado em algumas escolas de Portugal e do Brasil para o aprimoramento de alunos e treinamentos com professores.

Esta é a mensagem que ela deixa para os universitários da Unisanta: “Sejam éticos e comprometidos com aquilo que se propuserem a fazer. Pensem e ajam em prol do coletivo. Pratiquem não só a cortesia, mas vistam a camisa da empatia. Sejam humanos. Mantenham a humildade por mais alto que cheguem. Deem sempre o seu melhor. Sorriam ao estar com um cliente. Isso cativa e faz a diferença. Aliás, sejam vocês a diferença!”.