O Curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi vencedor da categoria Revista Customizada na Exposição da Pesquisa Experimental de Comunicação (Expocom), realizada domingo, dia 6 de setembro, durante o 32º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).

O ex-aluno, Duanne Ribeiro recebeu certificado e um troféu, representado pelo o coordenador do curso Robson Bastos. A revista Capitu, de Arte e Cultura, foi apresentada na Universidade como Trabalho de Conclusão de Curso de 2008. O professor Márcio Calafiori foi o orientador do jornalista.

Sobre a revista – Capitu é uma revista mensal com 108 páginas, no formato 21 cm x 26,5cm. Trata, principalmente, de literatura (ficção, não-ficção, livros teóricos, poesia) e também abrange outras esferas de arte e cultura, como cinema, música, teatro, quadrinhos. Além disso, oferece ao leitor matérias de serviço (seja ele espectador ou produtor no mundo artístico), com anúncios de eventos, cursos, concursos culturais e outras oportunidades para artistas e escritores.

De acordo com o autor, Capitu tem como público-alvo quem se interessa por literatura e arte. Como exigência de um tempo de convergência das mídias, a revista também é publicada na Internet, um modo de mostrar como é o produto aos possíveis leitores e também de alcançar um público que se informa, prioritariamente, pela rede mundial de computadores.

A produção on-line se divide em três partes: o site principal (http://www.revistacapitu.com), um blog e um twitter, que são, respectivamente, uma espécie de diário da produção e complementação de Capitu, e um miniblog, com notas curtas de avisos, eventos e chamadas.

Sobre o Nome – O nome Capitu é referência ao romance Dom Casmurro, de Machado de Assis (1839 – 1908), considerado o maior escritor brasileiro e cujo centenário de morte é lembrado este ano. As características mais conhecidas da personagem mais famosa de Machado, Capitu, são os motivos da escolha: multifacetada, polêmica, incisiva; foge a conclusões únicas, se presta a pensamentos plurais. Todos os adjetivos apropriados a uma revista que se pretende jornalística, literária e cultural, explica o autor.