Capacitar futuros empreendedores é o objetivo principal do segundo módulo do programa Ecodique, do Instituto Arte no Dique, que será lançado nesta quinta-feira, dia 10, às 14 horas, no Paço Municipal Piaçaguera, em Cubatão. O evento de lançamento contará com a presença da prefeita Márcia Rosa, e dos apoiadores do projeto entre outras autoridades. O evento é fechado para convidados.
Este segundo módulo terá o apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que participará com as professoras Nídia Fischer, Maria Teresa e Aline, do curso de Moda e Design, com materiais reciclados.

O projeto também conta com a Prefeitura Municipal de Cubatão, que cedeu os lugares para as aulas e da A Andes Brasil, ONG responsável técnica do programa, que ministrará o curso de Educação Ambiental.

Depois do sucesso do primeiro módulo, realizado no segundo semestre de 2008, o Ecodique dá continuidade às atividades, com o foco em capacitação em empreendedorismo, além de moda e design com materiais reciclados e educação ambiental.

A turma, composta por 33 alunas, sendo na maior parte moradoras das áreas Cota, Vila Esperança, Vila Fabril e Vila Natal, já participou do primeiro módulo do programa, que contou com aulas de moda e design e educação ambiental.

No segundo módulo, o curso de Moda e Design é composto por exercícios de coordenação em máquinas de malharia, modelagens para bases de camisetas, costura e montagem de peças, ajustes de moldes, adaptação de modelos em malha, criação de modelos de camisetas e de uma mini coleção de peças fashion.

Já o curso de Empreendedorismo, que visa capacitar as alunas para o mercado, abordará os conceitos de empreendedorismo, o perfil do empreendedor e passar conhecimento para criação de um negócio.

A previsão para o término do novo módulo é dezembro de 2009. As aulas serão realizadas na Fábrica da Comunidade, na Avenida Nove de Abril, 1775, em Cubatão.

Histórico – Com a criação de uma estrutura para fabricar peças de roupa e acessórios a partir de matérias primas provenientes de processos de reciclagem, como a malhapet, espécie de tecido obtido com o reaproveitamento das garrafas plásticas PET (um dos objetos mais nocivos ao meio ambiente quando descartado de maneira incorreta), o programa Ecodique – do Instituto Arte no Dique – pretende capacitar, por meio de oficinas e cursos, cerca de 560 beneficiados divididos entre o Dique da Vila Gilda (em Santos) e os bairros Cota, Vila Esperança, Vila Fabril e Vila Natal (em Cubatão).

O programa foi lançado em agosto de 2008, após um pedido da empresa Anglo American, patrocinadora, por meio da Lei Rouanet, do Instituto Arte no Dique, que buscava um projeto voltado para a população de Cubatão.

Para o coordenador cultural do Instituto, José Virgilio Leal de Figueiredo, este é apenas o primeiro passo da ONG fora de Santos. "Com esse projeto o Instituto vai expandir suas atividades por outras regiões, colaborando assim para aplacar o desemprego, um dos principais problemas enfrentados nessas localidades", explica.