O fotógrafo e recém-formado jornalista pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Marcelo Justo,agora está fotografando a capital paulistana pelo jornal Folha de São Paulo, depois de trabalhar seis anos em A Tribuna.

O ex-aluno que sempre almejou por uma vaga no jornal da Capital não perdeu a oportunidade, quando ficou sabendo da seleção por um anúncio. “Primeiro vi o anúncio no jornal, que era para uma vaga de suplementos. Mandei o currículo como de praxe, e o editor de fotografia me chamou para mostrar meu portifólio.”

Justo ainda passou por uma banca examinadora e por exames, que, segundo ele, exigia muito do conteúdo teórico que a universidade lhe proporcionou. “O teste exigiu muito do que aprendi na faculdade, a banca é até mais tranqüila, mas minha experiência profissional contou muito, ou seja, um bom portfólio nessas ocasiões é fundamental”, conta o ex-aluno que disputou a vaga com outros cinco candidatos.

Há um mês trabalhando na redação da Folha, garante que a fase de adaptação já passou. “É uma fase inusitada como em qualquer novo trabalho. Estou trabalhando no jornal que sempre sonhei. A Folha é um jornal em que a imagem tem um peso muito importante, e hoje trabalho ao lado de grandes fotógrafos que me ensinaram muito. O fotojornalismo no veículo é contemporâneo,tem uma linguagem moderna que está em constante inovação. Por isso, sempre quis fazer parte da equipe e me sinto como se estivesse começando agora.”

Experiência profissional – O fotógrafo iniciou a sua carreira no jornal Diário do Litoral em 1998. E durante os seis anos que atuou como repórter fotográfico do jornal A Tribuna, fez também parte da equipe do Jornal Expresso Popular e participou da criação do projeto de fotografia da revista dominical AT Revista.

No último ano da faculdade, em 2006, venceu o concurso “Energia Num Click”, promovido pela empresa CPFL de Energia, com a foto “raio”. E no mês de novembro, deste ano, inaugurou uma exposição do seu trabalho no site www.pscomunicacao.com.br, que presta serviços na área de comunicação. “A jornalista Priscila Sérvulo me convidou para expor no site com algumas fotos de Santos e uma que representasse São Paulo. Então, separei algumas e mandei para ela aprovar. Mas um detalhe importante foi que, sem querer, eu tinha a foto que tinha tudo a ver com o aniversário da PS Comunicação, que faria 5 anos. A foto do canal 5, que abre a exposição, foi um achado.”

Algumas das fotos da exposição são frutos do seu Trabalho de Conclusão de Curso, o ensaio fotográfico “100 anos dos Canais de Santos”. “Este trabalho me deu mais identificação com a minha Cidade e só aumentou a minha paixão por Santos. Os resultados acho que ainda hei de colher, pois meu propósito mesmo é publicar o livro e fazer uma exposição das fotografias. A maior dificuldade é conseguir patrocinadores que se interessam pelo projeto.”