Tainá Tavares Seco afirma que o Curso foi essencial para o sucesso na carreira, Anteriormente, ela fez o Curso Tecnológico em Design de Interiores.

TAINAmenorTainá Tavares Secco, de 26 anos, diplomada em 2015 em Arquitetura na Universidade Santa Cecília (Unisanta), teve seu Trabalho Final de Graduação (TFG) selecionado para a 9ª Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento (IX PIANC-COPEDEC 2016), a ser realizada de 16 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro.
Orientada pelo professor Adilson Luiz, seu Trabalho Final de Graduação (TFG) analisou a necessidade de mudança de local do atual Terminal de Passageiros do Porto de Santos. Na tentativa de reduzir os conflitos entre as operações de navios de cruzeiros e as dos cargueiros no Porto de Santos, Tainá sugeriu a implantação do terminal de passageiros no local onde hoje funciona o Corredor de Exportação. Seu estudo foi publicado com destaque no jornal A Tribuna.

Ela fez parte do Núcleo Brasileiro de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais – NEPOMT, da Universidade, “o que fez toda a diferença”. “Uma importante vitória e bagagem para a minha vida profissional”, resume.
A arquiteta afirma que a base obtida por meio do Curso de Arquitetura foi crucial para seu sucesso profissional: “Pude participar de estudos e levantamentos onde foi possível vivenciar de perto as necessidades da área”. Gostava muito das aulas no Ateliê, “que é a identidade do Curso”.
“Adorava cursar as disciplinas de Projeto Arquitetônico, Projeto Urbanístico e Maquete, com grandes mestres como Aguinaldo, Edmir, Clarrisa, Pierre, Carriço, David, Neco e etc… Além da minha matéria preferida, Sistemas Estruturais, com os professores César Capasso e Ricardo Andalaft”.

A ex-aluna atualmente trabalha no escritório Proença Arquitetos. Ela considera que uma das maiores barreiras da área é a concorrência. “Os principais desafios são o reconhecimento e conseguir aliar os projetos para contribuição de uma melhoria social e qualidade de vida para as pessoas. Não é fácil se destacar com tantos profissionais reconhecidos na nossa região”.

A motivação é um fator essencial, no seu entender. “Apesar da dificuldade, sinto-me cada vez mais motivada a buscar novos desafios, como participar de cursos de qualificação e concursos, agregando conhecimento e experiência profissional”.
“Passei por algumas etapas muito importantes para meu desenvolvimento e crescimento dentro da Universidade. Entre elas, ser filha de professor (Aguinaldo Secco Júnior) e fazer com que as pessoas entendessem que não havia vantagem nesta condição, é sim, muitos desafios…”

Devido ao seu trabalho ter sido destaque no jornal A Tribuna, ela convidada para entrega de placas em um evento  a bordo do navio MSC Splendida.