Desde a última segunda-feira, 4/4, o site www.unisanta.br está com novidades que facilitam o acesso do público e ampliam a interatividade nos diversos aparelhos de conexão com a internet. Com a modernização do layout, agora todo o site pode ser acessado por dispositivos móveis (smartphones e tablets) sem nenhuma dificuldade de visualização, pois foi construído usando técnicas responsivas. Site ou layout responsivo, também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário.

Essa reformulação acontece em ciclos, conforme explica o coordenador de tecnologia da Informação, Cláudio Nunes. “A prática de atualização do site da Universidade tem sido adotada em ciclos de aproximadamente três anos. Para o atual processo de reformulação foram elencados alguns objetivos pontuais e necessários para atender às novas tecnologias e facilitar o acesso aos serviços, que os nossos atuais e futuros alunos buscam diariamente”.

Com aproximadamente 10 mil acessos diários, o novo site apresenta um layout mais moderno e mais dinâmico, facilitando assim o click em todos os cursos oferecidos, da graduação à pós-graduação Stricto Sensu, que agora aparecem com maior visibilidade na home. Para ajudar o usuário a navegar pela nova estrutura está disponível um tour nas principais áreas do site. Para iniciar a navegação basta passar o mouse no ponto de exclamação em vermelho, no canto inferior direito.

O tour inicia-se no acesso às áreas para o Portal do Aluno, Boleto Online (mais rápido e acessível para impressão), Portal do Professor, Portal do Coordenador e Webmail, que estão disponíveis no ícone no canto superior direito, representado por um avatar (boneco virtual). Outra novidade é o acesso direto às notícias atualizadas da região, por meio do Santa Portal. As notícias do Campus aparecem em outra coluna, separadas das noticias da região, como antes, e são atualizadas várias vezes ao dia, para manter todos os alunos, funcionários, professores e novos cecilianos atentos a tudo o que rola dentro da Universidade.

“Em todo o desenvolvimento desta nova estrutura foram usadas as tecnológicas mais recentes lançadas pela Microsoft (ASP.NET core e NET Core) visando melhorar a performance e suportar um número ainda maior de acessos simultâneos, com o objetivo principal de facilitar o acesso ao usuário”, conta Nunes.