Luiz Antônio Prósperi é um dos jornalistas de esporte mais conceituados do País

“As perspectivas do jornalismo com a vinda da Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil” foi o tema da palestra de Luiz Antônio Prósperi, Editor Geral de Esportes do Grupo Estado, dia 26/3, às 19 horas, no auditório do 4º andar do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, em Santos.

O Grupo Estado criou um núcleo único de produção de matérias de esportes, englobando, sob a coordenação de  Prósperi, os  jornais O Estado de São Paulo – o “Estadão”, o Jornal da Tarde, o site estadao.com.br  e todas as mídias da empresa (vídeos na internet, rádio, tablets, ipad).  Ele comanda uma equipe de 30 a 40 profissionais escalados para fazer reportagens e entrevistas. Uma de suas missões é dar uma cara nova ao Caderno de Esportes do Estadão.

Além desse trabalho, o jornalista respondeu
por todos os projetos que o Grupo Estado desenvolve para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 e  colabora com projetos  para atrair publicidade a diversas mídias da empresa.

Trajetória –  Luiz Antônio Prósperi  começou como revisor

de matérias dos repórteres do Jornal da Tarde, em outubro de 1984, o que fazia geralmente nas madrugadas, das 11 da noite às 5 da manhã.

Chamado para dar suporte à redação do Jornal da Tarde na Copa do Mundo de 1986, no México, logo de destacou, a ponto de ser efetivado logo em seguida como repórter na Editoria de Esporte do JT. Em pouco tempo foi escalado para cobrir a Copa de 1990 na Itália.

Sempre pelo Jornal da Tarde, cobriu as Copas de 90 (Itália), 94 (Estados Unidos), 98 (França), 2002 (Coreia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha) e 2010 (África do Sul). Foram seis Copas e completará a sétima em 2014 no Brasil.

Há cerca de 27 anos no Grupo Estado, exerceu as funções de revisor, repórter, chefe de reportagem (pauteiro), repórter especial, sub-editor e  editor. Na palestra de segunda-feira, Luiz Antônio Prósperi será apresentado pelo Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, dr. Marcelo Teixeira.