A prof.a  dra. Marcia Vale, dos cursos de Biologia e de Direito Ambiental em EAD da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ficou em primeiro lugar nas provas de seleção do MEC,  para fazer uma pós-graduação destinada a membros do  Grupo Articulador Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Brasília (GAFCE).  Esse  curso de pós é restrito a  funcionários públicos de carreira e visa preparar  pessoal para integrar esses Conselhos.

O Conselho Escolar é um órgão deliberativo dentro das escolas de Educação Básica e conta com a participação de pais, comunidade, professores, funcionários, alunos e gestores para, juntos,  colaborarem com a qualidade de ensino.

Os conselhos escolares estão ligados aos cursos de licenciatura das  universidades  porque se  trata de educação básica e  os alunos de graduação, futuros professores,   precisam se inteirar do assunto, na opinião da Marcia Vale.

“O MEC oferece pela segunda vez o curso,  com a intenção de agirmos como multiplicadores desse novo conceito de gestão escolar,  a fim de ter a participação de todos na educação”. As aulas estão sendo dadas na UFSCR.

Atividades múltiplas

A Dra. Marcia Vale exerce intensa atividade nas áreas de pesquisa científica, como docente de ensino superior e no comando da Supervisão de Ensino de São Vicente.  Na Unisanta,  montou o curso de Direito Educacional em EAD. No curso de  Biologia da Unisanta ela leciona Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, além de ser responsável pelas disciplinas de Filosofia e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Matemática.                                                                                                                                                                                                                                                       É membro avaliadora de artigos científicos de duas revistas, a  REVBEA (Revista Brasileira de Educação Ambiental) e da RBEB (Revista Brasileira de Educação Básica). “Minha atuação no curso de Biologia sempre foi pautada na educação básica e para a educação ambiental,  e em como nossos alunos podem descobrir essa profissão tão prazerosa,  que é a de docente, neste caso, de Ciências e Biologia”,  afirma.

Marcia Vale sustenta que suas atividades se complementam, abrangendo áreas desde à educação básica  à formação de professores.

“No município de São Vicente, como Supervisora da Educação Básica,  minha relação de escola/ensino/e formação de  professores está intimamente ligada às disciplinas que leciono na faculdade,  portanto as atuações profissionais se complementam. Pensando nisso, reformulei os estágios de docência do curso de Biologia”.

Em São Vicente,  ela supervisiona creches, Educação  Infantil, Ensino  Fundamental e Educação de Jovens e Adultos,  a qual reformulou  e renovou  com escolas polos para alunos da primeira a quarta séries  do  Ensino Fundamental.  É membro da Comissão Permanente de Ações Pedagógicas da  União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), representando a Secretária de Educação.

A EAD é uma  ferramenta valiosa, segundo Marcia Vale. “Se queremos um país e uma cidade com educação de qualidade temos que utilizar inclusive a EAD com educação continuada e cada vez mais cursos ofertados muito pertinentes aos dias atuais”.

O Mestrado da prof.a Marcia Vale  foi em educação social com o titulo: Negociando a escolaridade, rumo a construção da identidade; o caso da Vila Ponte Nova em São Vicente. O tema do  Doutorado, em Ciências Sociais, foi Identidades Humanas Camufladas: estudo antropológico sobre a construção da identidade dos habitantes da área continental de São Vicente, litoral de SP: