Entre os fins de semana dos dias 30 de março a 8 abril, acontece o I Festival de Teatro de Rua, em Peruíbe, que conta com a participação do Teatro Experimental de Pesquisas (TEP), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com a peça As Cirandas de Maria.

As Cirandas de Maria será representada, nos dias 1° e 8 de abril, pelas ruas e praças de Peruíbe, e em ônibus pelos bairros da cidade, sempre no período da manhã. A peça faz parte do Projeto Limites, existente há 11 anos, criado pelo TEP Unisanta como uma ação de investigação de espaços alternativos para a representação teatral.

No início, os espetáculos eram montados para ônibus urbanos, onde aconteciam as encenações enquanto transitavam pela cidade, literalmente tomados de assalto pelas representações do grupo. Atualmente, os artistas têm buscado alternativas, apresentando-se também em praças, mercados e recantos a céu aberto.

As Cirandas de Maria – O espetáculo narra de forma leve e festiva, através de rimas e cantorias, a busca de pastoras que, vindas do Egito, tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento de um Deus menino. Pelos caminhos, deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos. Foi concebido como um Auto Pastoril, tendo como característica básica um acento regionalista calcado nas tradições nordestinas referentes aos folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo, cujas bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII, e que no Brasil foram introduzidos pelos jesuítas durante o período da nossa colonização.

Texto, Direção, Coordenação do Projeto – Gilson de Melo Barros