Pela quinta vez consecutiva, o jornal-laboratório digital elaborado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizou cobertura em tempo real das eleições municipais na Baixada Santista. Neste ano, houve um recorde no número de acessos únicos. Até às 14h30 de sexta-feira (19), foram contabilizados quase 75 mil. As indicações pelo Google passaram de 50 mil, enquanto na última cobertura regional, em 2008, o número foi de 15 mil indicações.

Com 25 alunos-repórteres, supervisionados pelos professores Alexandre Sobrino, Daniella Aragão e Marcus Vinicius Batista, o jornal digital produziu notas e material fotográfico de momentos importantes nas zonas eleitorais das nove cidades da Baixada Santista. Foram produzidas mais de 300 notas e aproximadamente 80 imagens, além de entrevistas e podcasts com os nove candidatos à prefeitura de Santos.

História – De forma pioneira, já em 2004, os alunos-repórteres foram distribuídos pelos locais de votação para acompanhar candidatos, condições de segurança, trânsito, movimentação do eleitorado e a apuração dos votos. O trabalho resultou em quase 200 textos ao longo dos dois turnos das eleições municipais, levando o jornal digital a acumular mais de 25 mil acessos. Por conta do sucesso da experiência acadêmica, a cobertura foi repetida em 2006, 2008 e 2010.

Unisanta Online – Veículo laboratorial do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília, o Unisanta Online é um dos mais premiados veículos universitários da Internet, com quase 380 edições publicadas. Além de colaborar com a formação acadêmica dos futuros profissionais de comunicação, o jornal acadêmico digital da Unisanta foi sete vezes premiado no mais importante congresso de comunicação brasileiro (INTERCOM), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.