Cidades mais inteligentes na pós-pandemia é tema de painel de Radiojornalismo, dia 31/03

262

A disciplina de Radiojornalismo do 5º semestre do curso de Jornalismo da Unisanta, ministrada pela professora Wanda Schumann Racanicchi, não se tornou menos prática durante este desafiador período da pandemia da COVID-19. Durante as aulas remotas, uma das formas que a docente encontrou para praticar a teoria aprendida foi um trabalho em que os alunos do 3º ano produzem painéis de debates com participantes convidados.

“Isso tudo é uma maneira que encontrei para motivar e incentivar alunos no ensino remoto, e eles curtem muito”, comentou Wanda, que divide a turma de 3º ano em grupos. Cada equipe tem de eleger um aluno como mediador (quem apresenta o encontro e faz as perguntas), pensar em um tema e encontrar convidados com a expertise necessária para abordar determinado assunto.

Painéis Universitários – Os painéis acontecem às 19h, toda quarta-feira. O próximo painel da agenda está marcado para o dia 31 de março, com o tema “Cidades mais inteligentes na pós-pandemia”, o painel tem como convidados o jornalista ambiental e diretor executivo da Envolverde (agência de notícias) Dal Marcondes e o professor, jornalista e articulista especializado em meio ambiente e sustentabilidade Reinaldo Canto. Também foi convidado o prof. Dr. Fábio Giordano, diretor do curso de Biologia da Unisanta.
A atividade será organizada pelo do grupo dos seguintes alunos: Beatriz Silva, Carlos Roseno, Gabriela Rodrigues, Guilherme Henrique, Luís Henrique Santana, Victor Gouveia e Ygor de Castro. O encontro é gravado pela plataforma Teams.

Já o último painel apresentado, na quarta-feira (24/3), teve como assunto do debate o marcante Caso Von Richthofen, em que uma filha mandou o namorado e o irmão dele matarem os pais dela. Para falar sobre o crime, ocorrido em 2002, foram convidados o delegado de polícia Wagner Camargo Gouveia e o jornalista investigativo Gilmar Alves Jr.

Transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Santaportal, o painel contou ainda com a participação de Marcelo Teixeira Filho, Diretor-Geral do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV e diretor Administrativo da Unisanta, e Marcelo Henrique Gazolli Veronez, professor de Jornalismo e Direito da Unisanta.

O painel foi organizado pelos estudantes Bruno Moraes, Matheus Terras, Haudrey Torok, Pedro Henrique Silva, Naihara Carvalho e Henrique Novaes.

“É uma iniciativa que os alunos gostam muito porque é uma oportunidade de colocarem em prática o que aprendem nas aulas como pesquisa, produção, pauta e apresentação. […] É uma oportunidade muitas vezes de apresentarem ao vivo os trabalhos para treinamento de quando estiverem no meio profissional”, conclui a Profa. Wanda Schumann, que, além de idealizar este projeto, orienta os alunos na produção de radiojornais e podcasts na matéria de Radiojornalismo.