A posse virtual da nova Diretoria e do Conselho Fiscal do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, para o triênio 2021-2024, acontece no próximo dia 25 de fevereiro, das 11 h às 12h.

O Semesp, entidade que representa instituições de ensino superior no Brasil, é referência em representação e apoio ao segmento privado de ensino superior, em diversos órgãos, produzindo conhecimento relevante, consultoria, aconselhamento, estudos, eventos e informação inovadora para ajudar os gestores do Ensino Superior a enfrentar os momentos voláteis e incertos pelos quais o mundo vem passando. O Semesp caminhou célere para esse novo papel e agora assumiu sua parte na composição da defesa da diversidade. Pela primeira vez uma mulher foi eleita presidente do Semesp, a educadora Lúcia Maria Teixeira, que dirige a Universidade Santa Cecília – Unisanta, da Baixada Santista. E também foi a primeira presidente do Semesp fora da capital. A nova Diretoria e o Conselho Fiscal cumprirão o mandato no triênio 2021-2024.

Muitas autoridades foram confirmadas no evento (totalmente on line), entre elas: o Ministro da Educação, Milton Ribeiro; o Secretário da Setec/MEC, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos; a Presidente do CNE, Maria Helena Guimarães; o presidente do INEP, Danilo Dupas Ribeiro e a Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Professora Dorinha Seabra Rezende.

A profa. dra. Lúcia Teixeira, atual 3ª. vice-presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta, de Santos, sucede no cargo de Presidente o prof. Hermes Ferreira Figueiredo, há 16 anos à frente desta importante entidade representativa do setor de ensino superior particular. prof. Hermes ocupará a 3ª. Vice-Presidência na nova Diretoria, o que lhe permitirá continuar a contribuir e o mesmo acontecerá com a maioria dos atuais diretores.

O Semesp tornou-se uma referência e um modelo a ser seguido no cenário educacional brasileiro graças à ação de seus dirigentes, que apontaram os rumos desse importante segmento com sua atuação.

É objetivo também da nova Diretoria que o Semesp mantenha e amplie sua posição de principal formulador de políticas públicas para a educação superior do País, aproximando mais a entidade de organismos como Inep, Capes, CNE e MEC e contribuindo com propostas para a inclusão, acesso e permanência ao ensino superior de todos os brasileiros.

Nossa plataforma está voltada, em seus fundamentos, para o fortalecimento da representatividade nacional do Semesp, bem como para garantir a pluralidade na representação do nosso segmento. Todos os tipos de organização acadêmica, natureza jurídica, portes e regiões fazem parte da chapa, composta por 20 líderes educacionais, representando, assim, nossos associados e acolhendo os anseios das que enfrentam maiores dificuldades.

As instituições de ensino superior particulares atendem a maioria dos alunos brasileiros, 6.524.108. Isso representa 75,8% dos alunos matriculados. As públicas, apenas 2.080.418, de um total de 8.604.526 universitários. O segmento particular emprega 408.613 professores e funcionários técnico-administrativos. O Semesp tem instituições associadas não apenas do estado de São Paulo, mas também de outros 23 estados do Brasil. Seus associados respondem por 2,9 milhões de matrículas.

Lúcia Teixeira é mestre e doutora em Psicologia da Educação, escritora e pesquisadora, ocupou vários cargos na Diretoria do Semesp, ao longo dos últimos 28 anos, contribuindo para a consecução dos elevados objetivos associativos. Acompanhou os 42 anos de existência do Semesp e o trabalho das suas diretorias, nas quais seu pai, Milton Teixeira, também participou com entusiasmo e dedicação, ao lado dos fundadores como o prof. Gabriel Mário Rodrigues, prof. Hermes Figueiredo, prof. Paulo Gomes Cardim, Luiz Paulo Schiavon Ernani Bicudo de Paula e outros. Hoje, junto aos mantenedores, gestores e educadores das instituições particulares, continuará servindo ao relevante segmento e à Educação do País.