Em razão do ano eleitoral, os alunos do terceiro ano de Jornalismo da Universidade Santa Cecília desenvolveram um jornal especial sobre o assunto. Existente desde 1996, o Primeira Impressão, como é chamado, é desenvolvido na disciplina de Gêneros Jornalísticos e Reportagem IV e no Laboratório de Produções Jornalísticas II.
Esta edição especial traz matérias que abordam assuntos pertinentes ao tema, como o desenvolvimento das campanhas eleitorais na pandemia, a representatividade feminina na política, análise do cenário político municipal por um cientista político e perfis de candidatos à Prefeitura de seis cidades da região.
Com a orientação dos professores Francisco La Scala Júnior, Fernando de Maria, Nara Assunção e Fernando Cláudio Peel, os alunos desenvolveram, neste ano, dois jornais e estão trabalhando na terceira e última edição de 2020. O primeiro girou em torno das Olimpíadas, foi feito quase inteiramente antes da quarentena, o que tornou a experiência do Primeira Impressão Eleições completamente diferente.
“Essa cobertura eleitoral é feita desde que o jornal foi criado, ou seja, há 25 anos. Infelizmente, neste ano, por força da pandemia, nós não fizemos a cobertura ao vivo”, comentou o professor La Scala, que ressaltou a diferença de desenvolver um jornal sobre as eleições em um momento como esse. Mesmo com desafios, o resultado foi positivo. “Eu quero até aproveitar esta oportunidade para parabenizar todos os alunos do terceiro ano pela grande cobertura que fizeram, que foi trabalhosa e difícil. O jornal ficou muito bonito, ficou muito bom e estou orgulhoso”.
Segundo ele, um trabalho como esse tem uma grande importância para os alunos, já que pode prepará-los para o mercado de trabalho. “Política é um setor que gera muito emprego para jornalistas, porque, se você considerar, todo político tem uma assessoria de imprensa, então imagine quantos empregos você gera a partir daí”.
O aluno Vitor Leutz, que escreveu sobre um santista que busca um cargo de vereador em Belmonte, na Bahia, contou que a pandemia tornou tudo mais difícil, mas ficou satisfeito com o resultado do jornal Primeira Impressão. “Foi mais difícil por conta da pandemia, mas o jornal saiu e eu estou muito feliz. Deu trabalho, mas no final a gente fica emocionado de ver o resultado”.
Prêmios – O jornal Primeira Impressão já recebeu o Prêmio Giusfredo Santini, em 1999, conferido pela Câmara Municipal de Santos, por uma reportagem especial sobre o comércio de ossos nos cemitérios da Cidade. Nesse mesmo ano, foi um dos cinco melhores jornais-laboratórios do Brasil no Intercom, o principal congresso acadêmico brasileiro de Comunicação.
Para conferir o jornal completo, acesse aqui.