Disputando com 75 candidatos, na categoria Concluído, área Ciências Sociais Aplicadas, a aluna da Faculdade de Artes e Comunicação – FaAC, Monique Araújo, teve sua pesquisa científica classificada em 4° lugar no 11° Congresso de Iniciação Científica (Conic).

Intitulado A Importância da Conectividade Entre as Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho: Instrumento para uma Sociedade mais Inclusiva, o trabalho da estudante é resultado de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), Revista Capacidade – A Pessoa com Deficiência e o Mercado de Trabalho, do curso de Jornalismo. O trabalho foi orientado pelo professor Adelto Gonçalves, com a colaboração do professor Márcio Calafiori.

“A Revista Capacidade foi avaliada em dezembro de 2009; o curso terminou, mas a pesquisa não. Então resolvemos inscrevê-la no Conic, devido ao tema estar na atualidade e haver a necessidade de futuras discussões, já que a realidade de 2009 para 2011 não mudou muito”, explica a aluna.

O trabalho científico de Monique traz dados nacionais, estaduais e regionais e traça um parâmetro de como este público (pessoas com deficiência) está modificando-se conforme a criação de cursos de capacitação. Profissionais da área, instituições ligadas à causa, candidatos e profissionais com deficiência fizeram parte desta extensa pesquisa, que contou com a entrevista da deputada federal de São Paulo, Mara Gabrilli, que também é deficiente.

“Acredito que o trabalho forneceu não somente um conteúdo para reflexão, mas também uma experiência única, diferente. Foi muito importante para a melhoria de visibilidade de um universo de pessoas esquecidas pela sociedade e restrita por uma Lei de Cotas, que lhe proporciona a vaga de emprego, mas não garante a permanência por muito tempo”, conta Monique.