Como forma de avaliar a criatividade, a pesquisa e a capacidade de trabalhar em equipe, professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Universidade Santa Cecília (Unisanta) dividiram os alunos do primeiro ano em grupos e lançaram um desafio interdisciplinar: a criação de instalações que retratassem os anos 70, 80, 90 e o século XXI.

Dessa forma, o ateliê de Arquitetura foi transformado em estações que levavam os visitantes a uma viagem no tempo, misturando o visual e o sonoro na composição de cada espaço. Para tornar ainda mais real os ambientes, os alunos se caracterizam conforme a época escolhida. Até um DJ foi chamado para dar o tom de cada período.

De acordo com a professora Maria Rita, que ministra a disciplina Expressão, o trabalho foi proposto de forma que possibilitasse a interação entre as duas áreas: a arquitetura e o design de interiores, contemplando também as disciplinas de Desenho do Objeto, da professora Cristina Ribas, e História do Mobiliário, dos professores Carol, Neco e Luis Nunes.

Após pesquisa sobre os aspectos econômico e social, além das principais influências de cada década, os alunos partiram para a execução das instalações.

“Para o aluno do primeiro ano, esse tipo de trabalho é um estímulo e permite que cada um descubra suas potencialidades e os desafios de atuar em equipe”, destacou a docente.