Formado pela Faculdade de Engenharia de Computação da Unisanta, Daniel Kaoro Kobashigawa atua, desde agosto de 2008 na SAP Labs Latin America, localizada na cidade de São Leopoldo (RS). A empresa é a criadora do aclamado sistema integrado de gestão empresarial SAP ERP, líder no segmento de aplicativos voltados para gestão corporativa.

Na multinacional, Daniel, que trabalha com as linguagens Java e ABAP (desenvolvida pela própria companhia), atua como Engenheiro de Suporte (SAP Support Enginner) e atende clientes que contratam serviços preventivos de análise do sistema, performance e alta disponibilidade. “Gerencio também casos críticos, como paradas em sistemas de produção”, explica o engenheiro, que também atua com os sistemas operacionais Windows, Linux, HP-UX, AIX, OS400 e com os bancos de dados Microsoft SQL, Oracle, DB2 e SAPDB.

Antes de ingressar na SAP, o ex-aluno da Unisanta trabalhou com infraestrutura de TI, administração de redes e servidores, obtendo diversas certificações. Sua entrada na empresa marcou o início de uma série de treinamentos na área de SAP. “Espero adquirir ainda mais conhecimentos com SAP na área de negócios, além de, futuramente, trabalhar com gerenciamento de projetos”, revela.

Com duas graduações no currículo (Engenharia de Telemática e Engenharia de Computação), Daniel participou do projeto Toulouse em 2004, indo à França para construir circuitos integrados (chips), passando por todas as etapas do processo de fabricação. A iniciativa, mantida desde 1995 pela Unisanta, é resultado de um acordo exclusivo com o Atelier Interuniversitário de Microeletrônica (AIME) do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, de Toulouse, na França, um dos maiores pólos de tecnologia da Europa.

Segundo Daniel, o mercado de trabalho exige que o profissional esteja constantemente atualizado, saiba inglês e goste do que faz. “Nada melhor do que trabalhar com o que você gosta. Não adianta somente ter o perfil técnico, teórico: o mercado é muito dinâmico”, recomenda Daniel, que se prepara para iniciar um curso de espanhol e guarda ótimas lembranças dos tempos de faculdade e dos colegas de monitoria.

Fonte: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao/d11-2111-ex-aluno-de-engenharia-daniel-kaoro-kobashigawa-atua-em-multinacional-lider-em-solucoes-de-negocios.html