Árvore de cartuchos de impressoras
Árvore confeccionada com CDs

Embalagens, CDs, cabides, latinhas, listas telefônicas e outros materiais, que para muitos seriam lixo, viraram árvores de natal que enfeitam os pátios do bloco M da Universidade Santa Cecília (Unisanta). As árvores de material reciclado foram montadas pelos alunos do primeiro ano do curso de Produção Multimídia, e fazem parte do projeto Natal Verde.

O projeto foi elaborado pela professora Drika Lucena na Disciplina Design Cultura e Meio Ambiente. “Como principal proposta estava a criação de árvores de Natal que provocassem nos outros alunos um interesse para a reutilização. Portanto deveriam ser bem acabadas, com materiais bem diferentes e voltadas ao público jovem”, revela a professora. Os alunos trabalharam na construção da idéia e no croqui final durante 15 dias.

Há árvores feitas de embalagens de bala, caixas de pizza, uma só com latinhas de alumínio e outra de almofadas. E mais: pequenos guarda-chuvas, cadarços de tênis, invólucros de tintas para impressoras – os mais inesperados materiais foram utilizados para compor árvores natalinas estilizadas.

“Todo ano os alunos criam produtos a partir de materiais que seriam descartados. Esse ano resolvi que todos criariam árvores de Natal. Como estou muito em contato com o tema reciclagem, vi que uma rede muito importante de supermercados estava juntando pets para fazer a decoração de Natal de 22 lojas. Achei que era a hora de mostrarmos nossas idéias também”, conta a professora Drika.

Algumas árvores serão desmontadas dia 6 de dezembro, os alunos que não têm como ficar com sua criação deixarão no campus e a própria faculdade entregará os materiais usados para reciclagem.