Os professores e alunos da Educação Infantil ao 5º. ano do Colégio Santa Cecília desenvolveram, ao longo deste ano, diversas atividades que englobam o Projeto Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEPP), curso do Sebrae que procura apresentar práticas de aprendizagem aos alunos, que preparam produtos para venda.

De forma inédita, neste ano as vendas acontecerão no formato delivery. Foi criado um grupo de WhatsApp (“Jovens Empreendedores Delivery”) exclusivamente para divulgação dos produtos de cada turma e, de 22 a 24 de novembro, as famílias poderão fazer seus pedidos. De 25 a 29 de novembro, as compras realizadas serão levadas aos responsáveis pela própria criança.

O JEPP tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora, de forma a favorecer a formação de jovens preparados para serem empreendedores por oportunidade, bem como desenvolver habilidades que lhes permitam ser protagonistas das próprias vidas. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumir riscos calculados, a tomar decisões e a ter um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

“O Projeto aborda muitos aspectos do empreendedorismo de forma contextualizada, despertando nas crianças talentos que muitas vezes estavam escondidos. Elas vão se desenvolvendo de forma lúdica e prazerosa”, destacou Denise dos Santos Fernandes, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Cecília, que ainda comentou que o primeiro treinamento para os professores aconteceu em 2010, e em 2011 o colégio teve a primeira feira de empreendedorismo com os alunos.

As crianças participam de todas as etapas de montagem de uma loja, desde a escolha dos nomes e produtos, pesquisa de valores e, finalmente, a confecção e vendas. Cada turma do Colégio Santa Cecília trabalhou com um tema específico:

– 1º. ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas

– 2º. ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais

– 3º. ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos

– 4º. ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos

– 5º. ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores

Mesmo as turmas de Educação Infantil, que não fazem parte do projeto oficialmente, participaram do projeto aproveitando o tema do 1º. ano: O Mundo das ervas aromáticas. Com o auxílio das professoras, os alunos exploraram o tema e prepararam produtos para venda.

Seguem abaixo os nomes das lojas e produtos que serão vendidos:

– Educação Infantil: “Cantinho das Ervas”

Produtos: sache perfumado, muda de tempero e boneco de alpiste;

– 1.os anos: “Criatividade”

Produtos: tubete de temperos (orégano, erva-doce e manjericão), álcool em gel perfumado e aromatizador varetas;

– 2.os anos: “Arte e Temperos”

Produtos: bloco de recados, panos de prato pintados, kit de 4 pregadores de imã de geladeira;

– 3.os anos: “Cata-Vento Brinquedos”

Produtos: jogo da memória – tabuada, jogo – trilha saudável, jogo – quem sou eu? e jogo – quiz do conhecimento;

– 4.os anos: “RPG Santa Cecília”

Produtos: jogos variados, criados pelos alunos;

– 5.os anos: “Sabores e Cores”

Produtos: kit – livro de receitas práticas + 2 jogos americanos e livro de receitas práticas.