Uma viagem cultural em todos os continentes foi vivida por alunos, pais, professores e funcionários, através do Projeto de encerramento do ano letivo 2008, com o tema “Respeitando as diferentes culturas”. Alunos do maternal ao 5º ano, fizeram uma apresentação emocionante no Ginásio Poliesportivo do Colégio Santa Cecília, mostrando os costumes, as crenças, e as culturas de cada região. Luzes, cores, som, criatividade e muito capricho de alunos e professores resultaram em um evento impecável.
A apresentação teve início com a entrada dos “turistas”, que fotografavam todo o desfile de culturas. Os alunos pesquisaram e trabalharam os temas que apresentaram, como conta uma das professoras da 3º série, Vanessa Pereira Bley.
“As crianças fizeram atividades em sala de aula sobre o tema abordado, estudaram sobre a importância do local, alimentação, costumes, curiosidades e cultura de suas respectivas apresentações”. Os ensaios começaram em outubro, e ocorreram durante o período das aulas, e segundo a professora, as crianças pegaram fácil as coreografias.
Os ensaios eram “duas ou três vezes por semana, os horários foram bem distribuídos, para não ficar cansativo. Os figurinos, as coreografias e as músicas, foram escolhidas pelas professoras. “Cada ano estamos conseguindo nos superar, é difícil trabalhar com muitas crianças, mas a colaboração e desempenho delas ajudou muito. Hoje está tudo muito lindo e dando certo, devido à organização do evento. E essa festa, com objetivo alcançado, com certeza, é a conclusão do trabalho feito durante um ano todo pelos professores e coordenadores”, conclui a professora orgulhosa.
Emoção não faltou nas arquibancadas, quem assistia estava encantado com o que via. “Estou adorando! O tema é lindo, a organização está perfeita. Além da viagem cultural que estamos vivendo através das crianças, as características de cada região estão sendo muito bem mostradas, estão todos de parabéns”, afirma Ana Maria Ribeiro, tia-avó da aluna da 3º série, Carolina Faccioli.
Sem sair do lado do ginásio um minuto, Carlos Alberto Prado Dias estava orgulhoso do filho Rodrigo Carpanedo Prado, um dos três turistas que abriram à festa. “O Projeto de fim de ano está muito interessante, muito bem elaborado e produzido. Meu filho sempre estudou aqui e todos os anos participa dessa festa que a cada ano está melhor e sempre surpreende. A organização está ótima, a participação dos pais e da coordenação dá um ar de escola – família, e isso é muito importante para o bom desenvolvimento da criança”.
Rodrigo está na 3º série, e se depender do pai, ele vai continuar no Santa Cecília até a Universidade. “Eu me formei aqui no curso de Engenharia Industrial Elétrica, meus dois filhos mais velhos estudam aqui também, e com Rodrigo não vai ser diferente, pretendo deixá-lo estudando no Santa, até escolher o que quer fazer profissionalmente”. Quando questionado sobre a preparação para o evento, o pai coruja disse que o filho estava muito ansioso, contando as horas pra chegar a apresentação. ”Bateu um desespero nele no dia, pois arrumamos de última hora a máquina que Rodrigo usaria como acessório, mas no final deu tudo certo”.
Na apresentação dos alunos da 1º serie do Continente Africano, o grupo de capoeira Filhos de Aruanda fez uma participação especial. Dançando em uma roda entre as crianças, o grupo deu um toque ainda mais diferente na apresentação. “Não ensaiamos com as crianças, viemos apenas ver os ensaios, para fazer a marcação dos lugares”, conta o professor Ronaldo Lima, que se mostrou muito lisonjeado pelo convite feito pelo Colégio. E ele finaliza, dizendo: “Esse tema é muito interessante, pois mostra a divisão dos povos e a importância de cada região para o mundo”.
Com filmadora na mão e muito emocionada, a mãe Rosangela Ortiz Conceição aguardava a entrada da filha Palmira Cristina, do Jardim II. “Essa festa é muito linda, o conjunto de músicas, figurinos, as crianças fazendo coreografias, fazem qualquer um se emocionar!”, ressaltou a mãe, que diz estar muito satisfeita com o incentivo que a escola oferece ao aluno, através desses eventos e da união que há entre pais, filhos e escola.
Maria Laura Patella Couto, que está na 4º série, se apresentou como “Mineral Prata” do grupo da América do Norte. A menina estava muito feliz com a apresentação. “Gostei muito, foi muito divertido, me enturmei mais com meus amigos e aprendemos muito durante as pesquisas que fizemos sobre os países nas aulas.“ Muito alegre, ela conta que estava muito ansiosa antes da apresentação, e que mesmo errando durante os ensaios, ela conseguiu pegar os passos e acabou dando tudo certo.
A grande comemoração do final de mais um ano letivo teve encerramento com as mais de 400 crianças que participaram juntas no ginásio, dançando e cantando com muita alegria, ao som da música “Festa”, de Ivete Sangalo.