Com o avanço da tecnologia, conexões à Internet mais rápidas e uma necessidade maior de informações em tempo real, surge mais um segmento para os jornalistas no campo digital. É isso que três jovens, recém-formados na Universidade Santa Cecília – Unisanta, mostraram através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre criação de conteúdo multimídia para o Youtube.

Sob orientação do professor Eduardo Cavalcanti, Gabriela Lousada, Cássio Barco e Camila Magalhães desenvolveram um projeto de programação para internet, que se apóia nos conceitos de interatividade e da web 2.0. Com o nome de “1instante”, os jovens profissionais criaram programas digitais com identidade própria e edição dinâmica.
Além do fato de cada episódio ser gravado via webcam, os jornalistas se utilizaram de Redes Sociais para maior aproximação com seus usuários. Sites como Blogger, Orkut e Twitter serviram para divulgação, atualização e até aprofundamento diante dos temas abordados nos programas. “Atualmente as Redes Sociais são os sites mais procurados por usuários no mundo inteiro. Quase todo usuário brasileiro que acessa internet tem um perfil no Orkut. Se não tem, tem um Facebook, MySpace ou um Fotolog. O conceito de explorar essas redes com a informação é novo, mas eficaz. Na campanha eleitoral do candidato Barack Obama para presidente dos Estados Unidos, foi reunida uma equipe especial para realizar um trabalho de redes sociais, que conseguiu resultados satisfatórios”, comenta Cássio Barco.

Com tempo de duração entre quatro e cinco minutos, os universitários fizeram três edições do programa, que aborda música, cinema e internet. Um dos programas criados fala de um assunto bem comum para quem vive na Internet – as Netcelebridades. A linguagem usa referências como o videocast do Blog do Tas e outros programas multimídia encontrados na web. O diferencial é a busca por algo mais dinânico, onde o produtor é também apresentador e interage com os internautas.

Um outro detalhe do projeto de Gabriela, Cássio e Camila é o fato de que o jornalismo praticado é direcionado para um público alvo que procura informação e entretenimento. Por isso, os programas são breves, descontraídos e de rápida identificação a quem comumente navega por sites e portais. No Netcelebridades, há vários casos comentados a respeito das pessoas que se tornaram mundialmente conhecidas graças à Internet, aos vídeos e a divulgação de conteúdo de uma forma mais livre. Com o Youtube, por exemplo, o internauta tem a chance de ver na hora que quiser seu programa favorito.

Para entender essa nova tendência de jornalismo nas ondas da Internet, o universitário Cássio Barco fala a respeito do projeto: "A idéia inicial era fazer uma monografia sobre futebol feminino, mas no meio do trajeto eu pensei em fazer algo diferente, dotado de certo ineditismo. Eu e a Gabriela tivemos a idéia do programa juntos. Seria uma WebTV, que tanto poderia ser usada para a TV tradicional ou para a Internet, mas o formato não estava direcionado. Com a entrada da Camila e a orientação do professor Eduardo Cavalcanti, as coisas foram tomando forma. Foi algo muito rápido criar o programa, fizemos de agosto pra cá. O programa em si poderia ser mais bem trabalhado e lapidado se tivéssemos mais tempo. Mas acho que o conceito do projeto, da interatividade, o uso de Internet e de outros aspectos técnicos nos garantiram a avaliação”, afirmou.

Cássio Barco comenta que essa tendência, de usar a Internet como forma independente de jornalismo em WebTV, é usada em outros países. “Quando começamos a criar o formato descobrimos pensamentos parecidos. Acho que o 1instante é importante para mostrar que as redes sociais podem ser utilizadas de forma útil e não devem ser desprezadas. Nosso programa foi todo feito com custo zero, usando apenas uma webcam e as redes sociais. Se você produzir um conteúdo de qualidade, que renda acessos, pode arrumar um patrocinador ou anunciantes, e fazer disso um meio de sustento para a vida".

Para os interessados em conhecer o trabalho dos universitários, basta acessar o canal no Youtube (www.youtube.com/programa1instante) ou entrar no Blog do 1instante (www.programa1instante.blogspot.com)