Capacitar alunos para que eles sejam multiplicadores de informação para outros jovens é o objetivo do projeto desenvolvido no Colégio Santa Cecília que busca difundir e desmitificar uma doença que se torna cada dia mais comum entre os adolescentes: o HPV.

O projeto foi tão bem aceito que pela 5ª vez é reconhecido como referência pelo Rotary Clube Boqueirão e receberá uma premiação especial do Clube no próximo dia 4 (quinta-feira), às 9h, no Tênis Clube de Santos. Coordenados pela profa. Samanta Rayel Eva, fazem parte do projeto que será premiado os alunos do 8º ano: Bruna Sanches, Gabrielle Costal, Maria Laura Couto, Mariana de Abreu e Thamy Saddi.

O trabalho tem duas frentes. A primeira é a capacitação dos alunos do Colégio Santa Cecília sobre o assunto. Eles participam de palestras e debates com especialistas de diversas áreas que explicam sobre a doença. Depois forma-se um grupo que irá multiplicar as informações sobre o HPV e formas de infecção e prevenção, realizando palestras para alunos de outros colégios. A ação teve início em 2007 e seguirá até 2017, completando 10 anos.

De acordo com a profa. Samanta Rayel, o diferencial do programa é colocar à frente das palestras os próprios alunos. A conversa entre os adolescentes corre com mais naturalidade e os ouvintes ficam mais atentos. “A linguagem é a mesma e a informação flui melhor”, conclui a coordenadora.

Sobre o HPV – Uma das formas de contaminação de Papiloma Vírus Humano – HPV, que pode causar o câncer, é através do sexo oral e até mesmo do beijo na boca. A grande preocupação dos especialistas é que está cada vez maior o índice de jovens que desenvolvem a doença precocemente. A transmissão é por contato direto com a pele infectada.

Finalista prêmio A Tribuna – Além de todo reconhecimento por parte do Rotary Club, o projeto do Colégio Santa Cecília sobre o HPV é finalista do Prêmio Comunidade em Ação, uma parceria entre A Tribuna e a Ultracargo, que tem por objetivo divulgar boas ações e incentivar o voluntariado na região. Este ano, na 10ª edição da iniciativa, o projeto visa divulgar ações realizadas nas escolas da região, publicando reportagens sobre 15 projetos sociais que concorrerão a um prêmio no final do projeto.

Outros destaques
Além do projeto sobre HPV, o Colégio Santa Cecília se destaca como projetos de alcance social e educativos, entre eles:
• 2007 – Prêmio no projeto Câmera Educação da TV Tribuna.a
• 2002 – Colégio Santa Cecília recebe prêmio do Instituto Ayrton Senna pelo Projeto Vozes de Santos.
• 2001 – Edição do segundo volume do livro Vozes de Santos, por alunos do Ensino Médio, com adesão de quatro escolas estaduais.
• 2000 e 2001 – Projeto Pura Reciclagem, selecionado para o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de São Paulo.
• 2000/2008/2009 e 2010 – Alunos do Colégio Santa Cecília são selecionados para o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
• 1999- Edição do primeiro volume do livro Projeto Vozes de Santos, desenvolvido em parceria com o projeto Aprendiz do Futuro, coordenado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, e com o apoio do jornal A Tribuna. O Vozes de Santos foi uma iniciativa do Colégio Santa Cecília, com o objetivo de conscientizar sobre os deveres e direitos da Cidadania.
• 1999- Lançamento da Usina de Papel Reciclado “Pura Reciclagem”. Atividade extracurricular que tem por objetivo a conscientização sobre a reciclagem do lixo limpo.