Os alunos do Colégio Santa Cecília foram premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Entre os que receberam honrarias estão Ana Luiza Lamberte e Giovana Balducci Elias, ambas com medalhas de prata, além de Luigi Pereira de Melo e Guilherme de Carvalho, que conquistaram menção honrosa.

Medalha de prata na ONC, a aluna do 9º ano Ana Luiza Lamberte já participou de outras Olimpíadas e gostou da experiência. “Tem várias matérias, principalmente astronomia, que eu gosto. Tivemos um desempenho bom e foi bem legal participar. A gente consegue descobrir novos meios e lugares que a gente gosta de aprender, novas áreas também”, afirmou a estudante que já havia participado das Olimpíadas Paulista e Brasileira de Física e Matemática.
Também medalhista de prata na Olimpíada Nacional de Ciências, Giovana Balducci Elias, do 9º ano, diz que os pais ficaram muito orgulhosos e satisfeitos e que ela também acredita que o fato de ser premiada nessa competição é algo que acrescenta no currículo.

O Colégio Santa Cecília também foi primordial. “Minha base aqui contribuiu porque houve essas aulas preparatórias para acompanhamento e ajuda. O apoio foi muito bom”, conta Giovana que conseguiu sua primeira premiação em Olimpíadas do Conhecimento.

Outro veterano em Olimpíadas do Conhecimento, Guilherme de Carvalho, do 2º ano do ensino médio, obteve Menção Honrosa. Ele já participou das Olimpíadas Brasileiras de Matemática e de Física no ano passado. Em 2019, esteve também nas Olimpíadas Paulista e Brasileira de Física.

Guilherme acredita que é um tipo de atividade que estimula o conhecimento. “É uma experiência muito boa para vestibular e também pode capacitar você mais para as disciplinas da escola”, conta ele dizendo também que consegue aplicar os conhecimentos obtidos no Colégio Santa Cecília nas provas.

Luigi Pereira de Melo também recebeu menção honrosa pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências. “Ganhei bastante experiência e isso é bom também para os estudos”.

A professora Samanta Rayel, que leciona Biologia, ressalta que aulas preparatórias são realizadas no período da tarde com os alunos envolvidos nas Olimpíadas. “Eles carregam o conhecimento vindo dos anos anteriores e, então, vamos ensinando. Pegamos as provas anteriores para ver qual linha pode ser seguida. Cada um seguiu essa forma de trabalho por uma hora por semana durante três semanas”.
Ela considerou o desempenho como sendo espetacular. “Começar as participações tendo esse tipo de desempenho foi sensacional”.

Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) – A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN e a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do ensino médio e do último ano (9º ano) do ensino fundamental.