Aluna do último ano do curso de Engenharia de Computação da Unisanta, Leticia Clavisso atua hoje como especialista em Cloud na multinacional IBM. A companhia, considerada uma das maiores e mais importantes empresas de TI do mundo, é uma das principais referências mundiais da área, atuando em diferentes setores, como consultoria, computação em nuvem, infraestrutura, fabricação e comercialização de software e hardware, entre diversas outras.
A área de Cloud, também conhecida como “computação em nuvem”, compreende diversas tecnologias que envolvem desde o estudo e o planejamento até o processamento, armazenamento e gerenciamento remoto de informações, permitindo que diferentes recursos de uma companhia – como sistemas, arquivos e dados – possam ser acessados a partir de qualquer lugar.

Efetivada pela multinacional em fevereiro deste ano após um período de estágio, Leticia explica que hoje trabalha em um dos maiores clientes da IBM na América Latina, colaborando no processo de modernização digital tanto da infraestrutura quanto das aplicações do cliente. “Meu time é responsável pela inovação e atualização do ambiente Cloud, auxiliando também na definição das melhores práticas”.

Prestes a concluir sua graduação, Leticia entende que estudar proporciona ao aluno “o melhor uso do seu tempo”. “Escolha uma área que desperte o seu interesse e invista, fazendo cursos. Para ingressar no mercado de trabalho, a iniciação científica é um diferencial quando não se tem experiência profissional”. A aluna também enfatiza que o candidato precisa ser honesto em relação aos assuntos que domina, com humildade suficiente para perguntar e disposição para aprender.

Sobre o curso de Engenharia de Computação, a visão de Leticia é a de que a faculdade desenvolve a lógica e o pensamento estratégico, contribuindo para a aplicação destes conhecimentos em qualquer setor de atividade. “Os trabalhos, tão frequentes na vida acadêmica, permitem que os alunos estudem e desenvolvam, na prática, a teoria passada em sala de aula. No meu caso, eu não conhecia nada sobre o assunto quando iniciei o estágio, mas as habilidades de pesquisa, a lógica e a forma de pensar adquiridas durante o curso foram importantíssimas para que eu conseguisse me desenvolver e aprender como funciona e como trabalhar com Cloud”, conclui.

Fonte: https://engenharia.unisanta.br/computacao/