O Colégio Santa Cecília é pioneiro nesta parceria com o Rotary

 O Projeto HPV, idealizado pelo Rotary Club Boqueirão e que tem como um dos principais parceiros o Colégio Santa Cecília, foi escolhido para fazer parte dos projetos do Rotary Internacional Distrito 4420, que engloba 18 clubes do Estado de São Paulo. A indicação aconteceu no início do mês de maio, durante a conferência distrital, em Águas de Lindoia.

O objetivo do projeto é contribuir para prevenção do HPV (PapilomavírusHumano), que leva ao desenvolvimento de tumores cancerígenos. “Queremos  conscientizar as crianças de 11 a 14 anos, através da informação e educação, sobre a problemática do HPV”, afirma Cristina Campos, presidente do Rotary Boqueirão.

O Colégio Santa Cecília, pioneiro nesta parceria com Rotary, capacita seus alunos para que eles sejam multiplicadores de informação para outros jovens, buscando difundir e desmitificar esta doença que se torna cada dia mais comum entre os adolescentes. O projeto foi tão bem aceito, que, por cinco vezes consecutivas, é reconhecido como referência pelo Rotary Clube Boqueirão, além de ser finalista do Prêmio Comunidade em Ação/2012.

No Santa, o trabalho tem duas frentes. A primeira é a capacitação dos alunos do Colégio Santa Cecília sobre o assunto. Eles participam de palestras e debates com especialistas de diversas áreas que explicam sobre a doença. Depois, forma-se um grupo que irá multiplicar as informações sobre o HPV e formas de infecção e prevenção, realizando palestras para alunos de outros colégios. A ação teve início em 2007 e seguirá até 2017, completando 10 anos.

Para ao aluno André Luiz Silva, “no início era um simples trabalho de escola, cada grupo de alunos fazia uma projeto e apresentava para os outros. Mas com o tempo começamos a fazer palestras e nos tornarmos agentes de divulgação do HPV”.  André conta que o seu grupo foi a escolas estaduais e particulares, conversou com médicos e trocou experiências com profissionais da área. “Chegamos ao auge quando fomos indicados para participar do Parlamento Jovem como deputados mirins na Câmara de São Paulo. Elaboramos o projeto de lei que falava sobre prevenção, vacinas, que foi aceito pelos deputados mirins”, conclui o aluno, orgulhoso.

Sobre o HPV – Uma das formas de contaminação de PapilomavírusHumano – HPV, que pode causar o câncer, é através do sexo oral e até mesmo do beijo na boca. A grande preocupação dos especialistas é que está cada vez maior o índice de jovens que desenvolvem a doença precocemente. A transmissão é por contato direto com a pele infectada.