Noções sobre atendimento ao cliente, estoque, lucratividade, marketing, produção e técnicas de vendas fazem parte da formação dos alunos do Colégio Santa Cecília, desde as séries iniciais.

O conteúdo sobre empreendedorismo trabalhado em sala de aula foi colocado em prática durante a festa de encerramento do projeto Jovens Empreendedores Sebrae – Primeiros Passos, no último sábado (27/9), com a presença dos familiares dos estudantes.

Cada série preparou e organizou sua loja. Teve até banda infantil para atrair o cliente. Na sala do Jardim I, a banda Doce Imaginação animava o público durante as compras. Entre as opções havia oficina de artes (Jardim II A), loja de ervas aromáticas (1º ano), brinquedos ecológicos (3º ano), locadora de gibis (4º ano) e produção e venda de mousses (5º ano).

Na locadora, o público podia alugar um gibi ou comprar a revistinha com histórias em quadrinhos elaborada pelos próprios alunos.

Durante as aulas, conceitos fundamentais ligados ao empreendedorismo foram transmitidos aos alunos com base na apostila fornecida pelo Sebrae. Os jovens “gerentes” da locadora, por exemplo, aprenderam como organizar a loja, fazer o troco, o controle do estoque, a divisão das funções, entre outros itens. Houve até uma votação para a escolha do nome da locadora: SC Gibis.

Essa edição marcou o terceiro ano do projeto, que por iniciativa do Colégio, foi ampliado às séries iniciais. A coordenadora da Educação Infantil e Primeiros Anos, Andrea Relva, disse que os resultados surpreenderam a todos, inclusive ao Sebrae. “Por meio de artesanato e da culinária conseguimos trabalhar a família e a escola”.

Andrea comenta que as crianças aprendem a lidar com as finanças e as contas. Além disso, a atividade permite identificar as características de cada um. “É possível perceber aqueles que gostam de criar e outros que já demonstram mais facilidade em vender o produto, pois são mais comunicativos”.

Técnicas de vendas – Quem visitou a banca Santa Gula, loja especializada em mousses (limão, uva, maracujá e morango), podia não só degustar o produto antes de comprar como também acompanhar a produção através da aula de culinária oferecida gratuitamente, em vários horários, na Cozinha Experimental do Colégio.

De acordo com a professora responsável pelos quintos anos, a proposta da Santa Gula foi o trabalho em equipe, respeitando as diferenças, e a importância de entender a venda como um processo amplo, que vai desde as questões de higiene na produção e exposição do produto à escolha no ponto de venda.

A docente explicou que, durante as aulas, os alunos simularam as vendas com um teatro, o qual teve como foco o respeito ao consumidor e as técnicas de vendas para fidelizar o cliente.

Resultados – A evolução dos alunos que participam do projeto desde o início é perceptível, ressalta Denise Fernandes, coordenadora do ensino fundamental I. “Aqueles que já passaram pelo projeto em anos anteriores acabam se envolvendo ainda mais. Por conhecerem o processo de organização da feira, eles trazem ideias próprias e colaboram para enriquecer o trabalho”.

Paulo Sergio Brito Franzosi, gerente do Sebrae – Baixada Santista, esteve no evento e elogiou as ações do Colégio Santa Cecília. A parceria é inédita entre escolas particulares de Santos.

“O objetivo principal desse projeto é que os alunos possam ter a opção de empreender quando chegarem à vida adulta”, disse Franzosi. Outro foco é motivar filhos a darem sequência no gerenciamento das empresas de seus pais, acrescentou.