Com apenas 13 anos de idade, o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Cecília, Jean Chera, já é destaque em Rede Nacional. Conhecido como uma das promessas no futebol brasileiro, Jean será protagonista da próxima edição do programa Profissão Repórter, que será exibido nesta terça-feira (10), às 23h30, na Rede Globo.
Currículo – O garoto Jean Carlos Chera iniciou sua carreira nas categorias de base do Santos Futebol Clube aos 9 anos, rejeitando o convite de outros clubes brasileiros e de um dos maiores times do futebol europeu, o milionário Manchester United, da Inglaterra.
Chera chegou à Vila Belmiro e logo começou a disputar competições no Futsal, na categoria Sub-11 e no Pré-Mirim (Sub-12) do futebol de campo, sempre se destacando pelos dribles, pelas assistências perfeitas e pelo faro de gol.
A sua categoria foi merecedora de elogios do ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, que revelou levar vídeos, com jogadas de Jean, em suas palestras sobre futebol realizadas nos mais diversos lugares do Mundo. "É impressionante o que esse menino Jean faz com a bola. Coisa que só o talento do jogador brasileiro pode produzir", disse uma vez a um programa de televisão.
Com este reconhecimento, o craque mirim passou a ser freqüentemente sondado pelos clubes europeus, para desfilar o seu talento nos gramados do Velho Continente. Primeiramente os espanhóis Valência e Sevilla e os ingleses do Chelsea queriam contar com Jean. Posteriormente foi a vez de Jean Carlos Chera ser assediado pelas duas maiores equipes da Holanda, Ajax e PSV Eidhoven.
Em maio de 2006, o foi procura pelo PSV[não ficou claro!], que apresentou ao garoto toda a estrutura do clube, bem como a assistência educacional e psicológica que os holandeses lhe disponibilizariam. O Ajax também mostrou que queria levar Jean para Amsterdam, quando o diretor de base do tradicional clube holandês, John van der Brom, procurou a família de Jean para apresentar o que o Ajax estava disposto a oferecer a eles.
A família de Jean decidiu que era muito cedo para que o jogador fosse para a Europa, por conta da pouca idade do menino, bem como pelas dificuldades de adaptação que ele teria por lá.

Copa Sul-Americana da Paz –Após isso, Jean Chera e os seus companheiros conquistaram os títulos da Copa Ecológica do Mercosul e da Copa Sul-Americana da Paz, em 2006 e 2007. Jean foi o artilheiro santista em todas as competições que disputou pelo Peixe e, por isso, foi promovido para a equipe Mirim (Sub-13). Para o futuro, Jean Carlos Chera sonha alto. "Quando completar 16 anos, quero estar no profissional do Santos. Depois pretendo disputar a Copa de 2014, ir para a Europa e encerrar a carreira aqui".

Rede Globo – O Profissão Repórter, que nasceu em maio de 2006 como quadros do Fantástico, ocupa espaço semanal na programação da TV Globo, desde o dia 03/06/2008, às 23h30, logo depois de Toma Lá Dá Cá.
Toda semana, Caco Barcellos e seus jovens repórteres vão às ruas para mostrar diferentes pontos de vista de um mesmo tema e revelar ao público os bastidores da notícia.