O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta), em parceria com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau e o Sebrae-SP, iniciou mais um diagnóstico do turismo da Baixada Santista. Dessa vez, a proposta é quantificar os locais destinados à hospedagem e espaços para eventos da Região da Costa da Mata Atlântica.
Dados sobre o perfil do turista de cruzeiros marítimos que transitam por Santos, divulgados pelo Nese/Unisanta em maio deste ano, mostram que a utilização da rede hoteleira é desprezível e a avaliação dos hotéis é classificada predominantemente como ‘boa’, sendo o item ‘excelente’ esporádico.
De acordo com Lúcia Teixeira Furlani, presidente da Unisanta e do Convention Bureau, os espaços disponíveis na região são insuficientes. “Em Santos, são aproximadamente 3.600 leitos, número baixo considerando que o turismo de negócios é muito forte e importante para a Baixada. Em 2007, foram gastos cerca de 71 milhões de reais nesse segmento. Um aumento de 49% em relação a 2006”.
Segundo Silvana Pompermayer, gerente do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), é importante fortalecer o turismo na região. “Atualmente, 98,6% das seis mil empresas são de pequeno e médio porte. Com esse trabalho poderemos diagnosticar e ampliar a qualidade do atendimento e hospedagem, além de fortalecer a economia”, diz.
Durante o trabalho, serão aplicados pesquisa de campo e questionários, além da realização de visitas técnicas aos estabelecimentos, afirma Júlio Simões Júnior, supervisor do Nese/Unisanta.
Pré-Incubadora – Na oportunidade, foram assinados contratos com alunos empreendedores que terão seus projetos amadurecidos pelo Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) com apoio do Sebrae-SP, a partir deste mês.
“Cerca de 70% das empresas morrem no primeiro ano de vida. Hoje, a Unisanta com o apoio do Sebrae Tec está amparando e ajudando a fortalecer essas empresas pré-incubadas. Esperamos que em um curto espaço de tempo, elas possam entrar no mercado e alimentar outras empresas através de seus serviços”, diz Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.
Os projetos SysBioBalada CRM, PARACRED – Análise Paraconsistente de Crédito, Portal dos Professores Universitários e Sistema de Monitoramento do Consumo de Energia Elétrica via Computador (SIMELCOM) serão incubados a partir da terceira semana deste mês e poderão permanecer nas dependências do Núcleo durante um ano e meio, com possibilidade de prorrogação.
Para Silvana Pompermayer, o serviço pioneiro tem grande valor. “É importante essa transferência de tecnologia entre as empresas e a Universidade. Grande parte das empresas da região é voltada para serviços e comércio; o Sebrae auxiliará na ligação com outras empresas da Baixada”.