Créditos: Patricia Stravis/Folhapress

O “Clubinho da Salvação”, cuja iniciativa surgiu da estudante Anna Luiza Carneiro, do 4º ano, foi tema de matéria da Folha de São Paulo publicada em seu site,  no dia 11 de outubro.  O clube conta atualmente com 12 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental,  que se reúnem nos intervalos de aulas,  para debater problemas como poluição, violência e fome.

“A segunda lição do Clubinho foi escrever duas ou mais leis que você queria que tivesse no mundo”, conta Guilherme Mateus Scorza.  “Eu acho que daqui pra frente este local estará cheio de mesas”,  completa o estudante, referindo-se ao futuro crescimento do clube, com a adesão de mais colegas.

A matéria registra que Anna teve a ideia de fazer dois desenhos com contornos em alto relevo,  para que Guilherme, que é cego, conseguisse “enxergar” as paisagens.  Um desenho mostrava o campo e prédios, enquanto o outro, era um globo do mundo.

Essa iniciativa ocorreu em agosto desse ano e viralizou rapidamente na Internet.  Nascia o Clubinho da Salvação. No fim é dito que o clubinho tem resultado no fortalecimento da amizade entre os colegas e em novas ideias como,   por exemplo,  um mundo com mais paz, menos guerras, sem assaltos, mais respeito entre as pessoas e com menos lixo.

Veja a matéria com o vídeo da iniciativa no site da Folha.