Fernanda Tavares, aluna do 9º ano do Colégio Santa Cecília, é finalista no projeto Câmera Educação da TV Tribuna

741

Com apenas 14 anos, a aluna escreveu o texto “Tecnologia: desafios da sociedade moderna”, que agora passa pela fase de votação do público, que vai até o dia 23/10

Aluna do Colégio Santa Cecília, Fernanda Tavares Bolaños é uma das finalistas do projeto Câmera Educação, realizado pela TV Tribuna. Estudante do nono ano, ela escreveu o texto “Tecnologia: desafios da sociedade moderna”. A orientação é da Prof.ª Fausta Cândida Cruz de Oliveira. Para ler o texto na íntegra e participar da votação, acesse aqui.

Participaram 132 escolas, cada uma com um aluno. Desse total, 20 redações foram selecionadas e estão passando pela fase de votação, na qual serão escolhidas pelo público as melhores.

Os dois primeiros alunos irão ganhar um smartphone, certificado e troféu e as quatro melhores redações irão virar matéria na TV Tribuna. A votação segue até as 18h, do dia 23 de outubro.

Com o tema Tecnologia: Desafios da Sociedade Moderna, Fernanda escreveu: “As novas profissões, originadas da tecnologia, podem ser bem-sucedidas e idôneas como também utilizadas para disseminar Fake News. Segundo Einstein, ‘Tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou nossa humanidade’. Cabe um olhar crítico ao uso indevido da tecnologia e manipulação em diversos ambientes”.

Sobre o processo de criação de sua redação, Fernanda afirma que teve que pesquisar bastante. “Muitas pessoas acham que elaborar uma redação é difícil, mas não é. Você simplesmente precisa organizar as suas ideias, fazer um rascunho e destacar os principais pontos que vai citar ao longo do texto. Pesquisei bastante, isso é sempre bom, já que muitas vezes encontramos informações que não conhecíamos ou não havíamos pensado que podem se encaixar na redação”.

Ela afirma que está muito feliz sendo uma das finalistas. “Quando vi que minha redação foi a escolhida entre os nonos anos, fiquei muito feliz e surpresa. Espero conquistar o primeiro lugar, representando a minha escola. Conto com a colaboração de todos!”.

A orientadora do trabalho, Prof.ª Fausta Cândida Cruz de Oliveira, enalteceu o projeto e o êxito de sua aluna: “Essa conquista da Fernanda é uma conquista não só da disciplina de Produção de Texto, mas de todas as disciplinas”, ressaltou a docente, que continua: “Ela foi em busca de, cada vez mais, pesquisar sobre o assunto”. Fausta ainda notabilizou a colaboração de outros colegas professores, com ideias sobre o projeto.

Sobre o projeto – O projeto Câmera Educação reúne as melhores redações escolares da região, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Realizado há anos na Baixada Santista, o projeto estimula a escrita dos alunos com temas atuais. Os ganhadores, além de prêmios especiais, recebem certificados e têm a oportunidade de ver suas redações tornarem-se matérias visuais para a TV Tribuna.