O Colégio Santa Cecília conquistou o vice-campeonato do I Pan-Americano Escolar de Xadrez. A competição, promovida pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e organizada pelo Clube de Xadrez Mendes, ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro, na cidade de Mendes, Rio de Janeiro e reuniu estudantes do continente americano.
Os alunos João Gabriel da Silva Jonas, Tiago Filipe da Silva Jonas, Pedro Henrique da Silva Jonas, Raíssa Barbosa e Larissa Barbosa, do Colégio Santa Cecília, e Bruno Conti, da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foram os representantes da equipe brasileira.
Bruno Conti, Tiago Filipe e João Gabriel disputaram a categoria principal do campeonato, a Sub-19. Eles conquistaram, respectivamente, o 1º, 2º e 3º lugar. O fato passaria despercebido, se não fosse um detalhe: Tiago Filipe tem 11 anos e João Gabriel tem 15 anos. Ambos participaram da competição na categoria mais forte do torneio e com enxadristas mais velhos.
“O Tiago e o João foram os únicos a jogar fora de suas categorias. A intenção deles foi adquirir conhecimento. Com o resultado eles estão qualificados para disputar o Mundial no próximo ano”, afirmou o pai dos garotos, Nilson Jonas.
Pedro Henrique, de 7 anos, obteve o 15º lugar na categoria sub-9. Larissa Barbosa ficou em 2º lugar na categoria Sub-11 e Raíssa Barbosa ficou na 13ª colocação da Sub-9.

Currículo – Os irmãos Tiago, João e Pedro possuem vários títulos em seus currículos. Tiago foi campeão brasileiro em 2005, bicampeão paulista rápido – Copa Ayrton Senna de Xadrez 2007, tricampeão do Circuito Escolar e da Olimpíada de Santos e campeão dos Jogos Estudantis (JOES). Foi o 3º mais jovem do mundo a entrar para o ranking da Federação Internacional de Xadrez, aos dez anos e está há 476 pontos de obter o título de mestre da FIDE.
João é o árbitro mais jovem da FIDE. Entre suas conquistas destacam-se os títulos de tetracampeão santista, campeão do JOES e das Olimpíadas Escolares e bicampeão do Circuito Escolar.
Pedro começou a competir há pouco tempo, mas já foi campeão da 4ª etapa de xadrez do Colégio Jean Piaget e de outra competição em Itu.

Patrocínio – Em 2005, Tiago foi qualificado para o Campeonato Mundial de Xadrez, realizado na Grécia, mas por falta de recursos financeiros não pôde participar da competição. Os jovens enxadristas estão em busca de patrocínio para disputar os campeonatos nacionais e internacionais, como o Mundial que acontecerá em 2008. Empresas e pessoas físicas interessadas em colaborar podem entrar em contato com Nilson, pai dos meninos, pelo telefone 3232-3937.