Alunos do ensino Médio garantiram vagas para a próxima etapa da competição.

Dez estudantes do Colégio Santa Cecília foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), após uma intensa preparação.
A prova inicial, realizada pela Sociedade Brasileira de Física, constituiu em 20 questões objetivas.

Segundo Cláudio Rocco, professor da disciplina de matemática do Ensino Médio do Colégio, todos os participantes receberam orientações para a realização da Olimpíada. “Para deixar os alunos mais preparados, recomendamos vídeos, materiais de apoio e a resolução de provas anteriores”.

Ele acrescenta que os educadores Rita Lourenço e Fábio Quadra, do Ensino Médio, desempenharam um papel importante durante o período preparatório, oferecendo suporte, corrigindo questões e esclarecendo dúvidas.

“Existe uma preparação especial, pois afinal trata-se de uma Olimpíada, então são questões que vão exigir deles um raciocínio maior, técnicas apuradas, então, sim, é um preparo diferenciado”, conclui Rocco.

Apesar de ser considerada difícil, o estudante Reinaldo Lucena D’Amici está confiante.
“Já fizemos a prova e temos boas chances. Ela requer muito raciocínio lógico, não só usar fórmulas ou cálculos muito extensos, você tem que pensar como formular essa questão para achar uma forma de fazer ela diferente. E isso é muito bom para nossa vida, para nosso futuro, de [saber] como resolver esses problemas que a gente não consegue aprender na escola”, comenta.

Os alunos classificados para a segunda fase da OBF são:
• Lucas Silva Puccinelli de Freitas – 1º EM
• Daniel Augusto Silvestre dos Santos – 1º EM
• Luiza Pallin de Amorim – 2º EM
• Maria Fernanda Rodrigues dos Santos – 2º EM
• Reinaldo Lucena D’Amici – 2º EM
• Pedro Henrique Mascaro – 2º EM
• Luís Heitor Araújo de Souza Cruz – 2º EM
• João Gabriel Souza de Couto – 2º EM
• Lorenzo Martinez – 3º EM
• Davi Rosa Jordão de Farias – 3º EM

A segunda fase da OBF, que teve duração de quatro horas e incluiu oito questões dissertativas, ocorreu no dia 10 de agosto. O resultado final para a terceira e última fase será divulgado no dia 26 de agosto.