Bento Aulicino, do Colégio Santa Cecília, quebra o próprio recorde e faz história no xadrez escolar de Santos

62

O pequeno Bento Aulicino, de apenas seis anos, quebrou seu próprio recorde e cravou seu nome, mais uma vez, na história do xadrez escolar de Santos. Aluno do Jardim II no Colégio Santa Cecília, Bento já havia espantado o mundo do xadrez ao se tornar o mais jovem campeão estadual do Brasil e, também, ao conquistar, de forma invicta, a Categoria 3.º Ano do principal Circuito Escolar de Xadrez da Baixada Santista. Contudo, no último final de semana, ele foi além: venceu adversários da Categoria 4.º Ano, cinco níveis acima de sua faixa etária.

A comunidade enxadrística de Santos já celebra uma conquista histórica. “Estamos diante de um prodígio! Ver um garoto tão novo superar limites e adversários, em tese, mais avançados é algo que poucos têm a oportunidade de presenciar”, declarou o coordenador técnico da Liga Santista de Xadrez, complementando: “Bento é uma inspiração para todos nós”.

Com essa conquista, Bento Aulicino reafirma seu lugar de destaque e dá mais um passo rumo a um futuro muito promissor. Hoje, Santos comemora não apenas uma vitória, mas a confirmação de um talento que pode vir a se tornar um Grande Mestre, a maior titulação concedida no Xadrez.

A irmã como inspiração

Ana Helena Aulicino, irmã e maior inspiração de Bento, também ousou na VI Etapa do Circuito Metropolitano Escolar de Xadrez, ao disputar a Categoria 6.º/7.º Ano, três acima da sua, conquistando o vice-campeonato.