Durante o evento, Zélia Rodrigues de Mello contribuirá com discussões e apresentará um trabalho realizado no Sítio de Góes

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está representada pela docente e coordenadora do Herbário da Unisanta (HUSC), professora Zélia Rodrigues de Mello, no 74.º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), que acontece de 10 a 15 de novembro em Brasília (DF).

Durante o evento, Zélia participará ativamente de reuniões e atividades voltadas ao avanço da pesquisa botânica no Brasil. Entre suas contribuições, ela apresentará um trabalho desenvolvido pela instituição no Sítio de Góes, intitulado “Monitoramento de Recuperação Natural: Sítio Góes, Guarujá, São Paulo”, que acompanha o processo de regeneração, sem manejo, de uma Área de Preservação Permanente (APP). A região sofreu uma intervenção imprópria, que precisou ser demolida posteriormente, e, desde então, o núcleo de Pesquisa Herbário “HUSC” vem conduzindo este estudo.

Integrante do projeto Flora do Brasil 2020 — uma iniciativa que mapeia o estudo das espécies nativas do Brasil —, a professora irá demonstrar monografias sobre briófitas, um grupo de musgos que possui grande relevância ecológica e econômica.

“A gente [da Unisanta] estudou as plantas, descreveu suas características e isso está no site da Flora do Brasil 2020. E é importante porque todo mundo pode consultar, não só o pessoal do Brasil, mas do exterior”, comenta a docente. Além disso, ela participará das discussões da Rede Brasileira de Herbários, divulgando a importância do Herbário da Unisanta, que integra essa rede de estudos e conservação.

Ao longo dos seis dias de evento, Zélia interagirá com membros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Herbário Virtual da Flora e Fungo, iniciativa dedicada à integração da pesquisa botânica no país e exterior. O Herbário da Unisanta também faz parte dessa rede de colaboração científica. “Nós desenvolvemos vários trabalhos da parte do Herbário, das ações que fazemos no local e do evento que promovemos, chamado Café com Botânica”, explica.

A professora também estará envolvida em duas assembleias da Sociedade de Botânica do Brasil (SBB), onde serão debatidas questões fundamentais para o futuro da área, como mudanças no estatuto da sociedade e a implementação de novas diretrizes.

Por fim, Zélia participará da reunião regional Rio/São Paulo como diretora, discutindo estratégias para o fortalecimento da pesquisa botânica e a colaboração entre instituições do setor.

Sobre o 74.º CNBot – Com o tema “Botânica Brasileira: celebrando a diversidade”, o Congresso Nacional de Botânica tem a finalidade de incentivar a participação de estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, promovendo o compartilhamento de descobertas e dando maior visibilidade à biodiversidade vegetal.

Conheça o evento.