Lucas Puccinelli e Daniel Augusto Silvestre são os novos jovens vereadores do Colégio Santa Cecília.

Lucas Silva Puccinelli de Freitas e Daniel Augusto Silvestre dos Santos são os novos jovens vereadores que representarão o Colégio Santa Cecília no projeto Câmara Jovem de Santos. Com a chapa “Da Mudança”, os alunos da 1ª. série do Ensino Médio criaram uma campanha e venceram a eleição realizada com os estudantes no Colégio. Eles participarão, por um ano, do projeto promovido pela Câmara, em colaboração com diversas instituições públicas e da sociedade civil.

O programa tem como finalidade promover a integração do Poder Legislativo com jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas da cidade. Lucas e Daniel serão empossados no próximo dia nove de maio, às 19h, na Câmara Municipal de Santos

Durante o mandato, 21 jovens vereadores e seus suplentes participarão de atividades de capacitação promovidas pela Câmara de Santos e instituições parceiras, além de sessões ordinárias, palestras, oficinas, audiências públicas e visitas externas, contribuindo para seu desenvolvimento como cidadãos.

Como surgiu o interesse dos alunos?

De acordo com Lucas, o interesse em participar do Câmara Jovem surgiu na sala de aula, após explicações sobre os procedimentos da atividade e as funções de vereador transmitidas pelo Prof. João Carlos Oliveira, docente de História do Colégio Santa Cecília.

“É uma maneira de experenciar a política de uma forma menos teórica e mais prática e isso despertou o nosso interesse. Além de ser uma experiência enriquecedora, poderemos ter uma compreensão melhor da política da nossa cidade. Por isso, a gente achou melhor localizar as nossas propostas aqui, mais para a cidade, e pensar já em fazer a mudança que a gente queria ver”, afirma o estudante.

Daniel explica que, além de amigos, a dupla sempre gostou muito de debater sobre política. “A gente acabava ficando muito tempo até conversando sobre isso, e quando surgiu essa oportunidade, a gente falou: Poxa, isso é pra gente”.

Em quais a pretendem trabalhar?

Os estudantes planejam apresentar sugestões de mudanças nas áreas da educação, saúde e segurança da cidade. “Um dos nossos projetos é ter uma equipe de terapeutas para cada escola, para apoiar os alunos de escolas públicas que, às vezes, não têm muitas condições de pagar um psicólogo. A escola exige bastante do aluno e vemos que isso (a terapia) realmente é necessário, principalmente para a nossa geração”, acrescenta Daniel.

Qual a tradição do Santa no Câmera Jovem?

O Colégio Santa Cecília participa do projeto desde 2002. De acordo com o Prof. João, mais de 20 alunos do Santa já ocuparam o cargo de jovens vereadores.

Para o docente, essa oportunidade contribui para o amadurecimento dos alunos ao proporcionar que eles defendam e organizem suas ideias e as apresentem na plenária, desenvolvendo a oratória.

“Na sala de aula, mostramos aos alunos o papel do vereador, a importância de você não buscar a política partidária, mas sim entender a política da cidade e colaborar com ela, seja com as suas ideias, propostas ou conhecendo seu funcionamento dentro do município. O projeto traz um cidadão mais consciente de sua participação na cidade”, destaca.

Ele acrescenta: “Essa dupla é excelente. Fiquei muito feliz em tê-los como candidatos, assim como os outros que concorreram. Sempre demonstraram maturidade e muito coleguismo”.

Conheça mais sobre o Projeto Câmara Jovem de Santos aqui.