Alunos do primeiro ano do curso de Odontologia realizam atividade de higiene bucal com crianças do Colégio Santa Cecília

143

Os alunos do primeiro ano do curso de Odontologia da Unisanta realizam há 25 anos uma atividade com as crianças do Colégio Santa Cecília em que avaliam a cavidade bucal de cada criança e entregam lembrancinhas e kits de higiene bucal. Nesta sexta-feira (22/09), foi a vez dos calouros de 2023.

Os professores responsáveis pela supervisão e acompanhamento das turmas deste ano são o Dr. Walter Filho e a Dra. Monique Sanches, ambos professores da disciplina de Escultura e Oclusão. Para a professora Monique, a importância desse primeiro contato é justamente para moldar o futuro profissional: “Esse é o primeiro contato dos futuros doutores com pacientes, justamente as crianças que são imprevisíveis, podem ter medo, podem não gostar e assim são lapidados o respeito, acolhimento e como cada atendimento é diferente do outro”.

“Todo material que os alunos colhem são estudados depois, para ver o encaixe dos dentes e a classificação feita por cada estudante, isso gera um relatório que faz parte da pesquisa que fazemos para comparação ao longo dos anos”, explicou o professor Walter.

Os alunos contaram com a presença da coordenadora do curso, Dra. Rosângela Aló Maluza Florez, que contou um pouco da importância da atividade na vida das crianças: “É uma atividade lúdica, temos o Coiote (mascote do curso), que está animando os pequenos, e, além deles aprenderem sobre a escovação correta, estão ganhando um kit de escovação da Colgate, que está fazendo uma parceria com o curso de Odontologia aqui da Unisanta. É bom para as crianças e para os alunos, que estão colocando em prática o que aprendem diariamente”.

Na dinâmica, caso os alunos achem algo errado ou fora do comum durante os atendimentos, os pais são notificados para que procurem a clínica de Odontologia da Universidade para um tratamento mais direcionado. Os pais de todos os alunos são informados da atividade e têm a opção de permitir a participação das crianças, assinando um termo de consentimento. A atividade não é obrigatória.

A coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Denise dos Santos Fernandes, explicou qual a importância do atendimento e como funciona: “É muito importante porque tira um pouco do medo que as crianças têm. Quando explicamos que terá uma avaliação com dentistas, já conseguimos identificar o medo que alguns têm, mas, quando explicamos que terão brincadeiras, que será divertido, que eles apenas vão ver como estão os dentinhos e a importância que isso tem, a gente tira o peso que é ter medo de dentista. Como eles já participam há um tempo, tem alguns alunos que se empolgam, que pedem para participar, que contam para os colegas que é muito legal, é uma animação!”