Alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

207

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens, e os alunos do Colégio Santa Cecília mais uma vez marcaram presença, trazendo a medalha de prata e bronze para casa.

Fernanda Hoffmann Affonso, aluna da 3ª. série do Ensino Médio, conquistou a medalha de prata e não poderia estar mais orgulhosa com sua média de 8,2: “A medalha foi uma conquista muito especial num momento muito bom, em que estive bastante insegura, mas pôde me provar que sou muito capaz”.

Fernanda já participou dessa e de outras competições como a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), em que foi premiada com a menção honrosa. No ano passado, a aluna também competiu na MOBFOG, Mostra Brasileira de Foguetes e, com um grupo de alunos do colégio, trouxe a medalha de ouro para casa, deixando todos orgulhosos: “ O Santa, claro, fundamental para essa conquista. Eles realmente veem meu potencial e estão sempre me apoiando. Passei quase minha vida inteira estudando aqui e, se hoje sou quem sou, é porque me orientaram até aqui. Gostaria de agradecer principalmente à minha querida Diretora Marilisa, à coordenadora Laya e meus professores. Muito obrigada!”.

Já o aluno Reinaldo Lucena D’Amici, aluno da 1ª. série do Ensino Médio, trouxe a medalha de bronze com sua primeira participação na prova e acredita que o melhor lugar para se desenvolver técnicas e raciocínio lógico é na sala de aula do Colégio Santa Cecília: “Sobre as aulas preparatórias, considero que elas não são necessárias, já que boa parte da prova é baseada em raciocínio lógico, que podemos desenvolver durante as aulas regulares que temos no Colégio Santa Cecília. Por isso, só tenho a agradecer pelo incentivo dado pela escola e pelos professores em relação às olimpíadas, pois isso me motivou a estudar matérias além daquelas apresentadas na escola”.

Histórico de medalhas no Colégio Santa Cecília

Além da Fernanda e do Reinaldo, diversos outros alunos se destacam ao longo dos anos em olimpíadas, torneios e competições pelo país. O Andrey Estevam, por exemplo, foi destaque e medalhista de outro na OBA, acertando o percentual de 90% da prova e, com isso, conseguiu convocação para ser um dos competidores da seletiva internacional de Astronomia, que irá definir os candidatos à Olimpíada Internacional de Astronomia.

O aluno, no ano passado, também trouxe ouro para casa na 16ª. Mostra Brasileira de Foguetes e neste ano está apoiando os 3 grupos que irão ao Rio de Janeiro para a competição. https://noticias.unisanta.br/ciencia-tecnologia/colegio-santa-cecilia-tem-tres-grupos-classificados-para-a-mostra-brasileira-de-foguetes-no-rio-de-janeiro

Andrey é o único estudante da América Latina aprovado, com bolsa, na University of Richmond, umas das melhores Universidades dos Estados Unidos, e é top 3 do mundo em Olimpíada Brasileira de Física e Astronomia da Nasa. Integrou a 1ª. Equipe de brasileiros em olimpíada de astronomia nos Estados Unidos e obteve ouro na 16ª. Mostra Brasileira de Foguetes.