No último sábado (11/11), alunos do curso de Biologia da Unisanta realizaram uma excursão científica ao Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), junto com o Prof. Dr. Paulo de Salles Penteado Sampaio, docente da disciplina de Sistemática Vegetal do 3.º ano do curso e pesquisador do laboratório Herbário HUSC.

Nesta visita de campo em uma caminhada de 7 km em trilha, acompanhados pela guia do Instituto Florestal, Fernanda, e o guia Mar, os alunos puderam observar todos os principais grupos de plantas e fungos estudados na teoria em sala de aula.

O Parque Estadual Restinga de Bertioga, criado no ano de 2010, abrange uma área de 9.000 ha de floresta da última área bem preservada deste ecossistema no litoral central de SP, constituindo importante corredor biológico entre ambientes marinho-costeiro da Serra do Mar.

“A proteção desse contínuo é fundamental para garantir a perpetuidade dos seus processos ecológicos e fluxos gênicos. Sua flora, com cerca de 1000 espécies de plantas, das quais 50 são raras e 44 estão ameaçadas de extinção, é muito rica e constitui a principal coleção de angiospermas do acervo do herbário HUSC”, ressalta o docente.