Alunos do Colégio Santa Cecília visitam o Acervo Zoológico da Unisanta

76

Os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental, do Jardim I e II e do Maternal do Colégio Santa Cecília visitaram o Acervo Zoológico como parte das atividades de extensão universitária desenvolvidas por graduandos e pós-graduandos vinculados ao Azusc. Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes do Colégio Santa Cecília tiveram contato monitorado com a área expositiva (coleções didático-pedagógicas) que possui esqueletos de mamíferos marinhos (golfinhos, toninha e baleia de Bryde), quelônios (tartarugas, cágados e jabutis), peixes (tubarões, raias, peixes ósseos marinhos, estuarinos e dulcícolas, e fósseis), crustáceos (caranguejos), equinodermos (estrelas-do-mar), cnidários (corais), aves e crânios de diferentes grupos animais (mamíferos, répteis, aves, peixes, etc.).

No laboratório, os alunos foram apresentados a diferentes espécies de peixes com hábitos de vida diferenciados (alimentação, reprodução, tipo de ambiente, capacidade de natação, tamanho máximo, etc.), assim como as importâncias ecológica, econômica e médica (venenosos e peçonhentos). Além das explicações e da visualização dos organismos, os alunos também tiveram a possibilidade de ter a percepção sensorial (textura) dos mesmos animais.

Os graduandos do curso de Ciências Biológicas (Biologia Marinha), Maria Eduarda El Chemorr, Guilherme Martins Sales de Oliveira, Maria Gabriella Pimenta, Daniela Maria Rotundo-Andrade e Brenda Luiza Magalhães Diogo, bem como as mestrandas Luiza Meyer Rocha e Bruna Cabral Carneiro Batista (PPG-Ecomar) e o doutorando Thiago Dal Negro (PPG-CTA), foram instruídos pela Profa. Dra. Gabriela Rodrigues Vera Clauzet (pesquisadora colaboradora do Azusc), sendo a linguagem da monitoria totalmente adaptada para cada nível de ensino e relacionada também ao conteúdo do ensino formal (em sala de aula).

Segundo o curador do Azusc, Prof. Dr. Matheus Rotundo, as atividades desenvolvidas são de extrema importância para a conservação ambiental: “As atividades de extensão universitária são tão importantes quanto a própria produção de conhecimento, pois, além da divulgação da ciência, incentivar a sociedade, em especial as novas gerações, é essencial para a conservação dos recursos naturais”.

O Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília (Azusc) é um departamento de pesquisas vinculado ao curso de graduação de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), aos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da área ambiental da Unisanta – Auditoria Ambiental (PPG-AUDB), Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos (PPG-Ecomar) e Ciências & Tecnologia Ambiental (PPG-CTA) – e ao Núcleo de Análises Socioambientais (Nasa-Unisanta). O Azusc desenvolve pesquisas de diferentes níveis (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado), atuando com pesquisadores de várias instituições de diversos países, como Alemanha, EUA, Argentina, Espanha, entre outros. Também desenvolve extensão universitária através de visitas monitoradas agendadas para toda a sociedade e realiza cursos específicos para diferentes públicos.

Os interessados em conhecer as pesquisas, atividades e cursos promovidos pelo Azusc podem entrar em contato pelo e-mail acervo_zoologico@unisanta.br ou pelas mídias sociais (instagram: @azusc_unisanta / facebook: Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília).