Workshop sobre Ecotoxicologia Celular reúne pesquisadores e alunos no laboratório da Unisanta

63

Aconteceu na Universidade Santa Cecília (Unisanta), de 05 a 15 de março, o workshop CellTox, que reuniu pesquisadores e alunos interessados em explorar a avaliação da toxicidade de estressores ambientais sobre organismos marinhos. Na Unisanta, o evento ocorreu nas instalações dos Laboratórios de Ecotoxicologia. As atividades também foram realizadas na Universidade Federal de São Paulo.

O workshop CellTox contou com a participação dos mediadores Rafael Trevisan e Danielle Ferraz Mello, pós-doutorandos do Laboratoire des Sciences de l’Environnement Marin (LEMAR) (Laboratório de Ciências Ambientais Marinhas) da Université de Bretagne Occidentale (UBO), França. Ambos com uma vasta experiência internacional em ecotoxicologia, bioquímica e biologia celular, acumulada em laboratórios na Inglaterra, Irlanda, França e Estados Unidos, totalizando mais de 15 anos de atuação no campo da pesquisa ambiental.

Dividido em atividades teóricas e práticas, o programa do workshop ofereceu uma imersão completa no estudo das culturas celulares com bivalves marinhos, apresentando métodos avançados para a avaliação da toxicidade de contaminantes emergentes. Durante as sessões teóricas, os participantes foram introduzidos ao estudo do metabolismo energético em hemócitos, bem como à aplicação de ensaios celulares para estudos de screening de toxicidade de estressores ambientais.

Destinado a pesquisadores e alunos com conhecimento prévio em biologia celular, bioquímica e estatística, o workshop CellTox proporcionou uma experiência única de no campo da ecotoxicologia celular, além da oportunidade para os participantes expandirem seus conhecimentos e habilidades práticas no assunto, fortalecendo o compromisso com a pesquisa ambiental e a conservação dos oceanos.

Este evento foi realizado com o apoio da agência francesa Pure Ocean Fund, por meio do projeto Plastdrugs, em parceria com os Laboratórios de Ecotoxicologia da Unisanta e da Universidade Federal de São Paulo.