No último dia 14 de março, a Universidade Santa Cecília – Unisanta recebeu a visita do atual fisioterapeuta do Santos Futebol Clube, Luiz Alberto Rosan. O profissional conheceu as instalações do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (Lafes – Fefesp) da Instituição, que tem uma parceria com o Clube.

Profissional renomado, Rosan carrega uma bagagem em diversos clubes de futebol. Sua carreira é marcada principalmente por sua participação em quatro copas do mundo, junto à Seleção Brasileira de futebol, inclusive em 2002, quando o Brasil foi pentacampeão. Neste ano de 2024, voltou a trabalhar no Santos, a convite do Dr. Marcelo Teixeira.

O Prof. Dr. Alexandre Galvão da Silva, coordenador do Lafes, destacou o objetivo do encontro e a importância para os acadêmicos da Unisanta. “Estamos trazendo do Santos a história viva da fisioterapia para poder contribuir com a nossa Universidade, então ele está aqui primeiramente para conhecer a instituição e, mais para frente, poder ensinar para a gente algumas técnicas e relações da fisioterapia na reabilitação desse esporte maravilhoso que é o futebol”.

“O Lafes é um laboratório interdisciplinar da nossa universidade, agregamos valores da educação física, da fisioterapia, da psicologia e da nutrição. Nós temos estudantes que querem estudar, não só na hora da aula, mas também observar a parte teórica e a prática. Temos aqui a monitoria, a especialização em fisiologia do exercício, mestrado e doutorado. O aluno que quer observar e gostaria de aprender um pouco mais da prática, aliada à teoria, vem para o nosso laboratório”, explicou o coordenador do Lafes.

Além do Lafes, Luiz Rosan conheceu outras instalações da área da saúde da Unisanta. “Eu já conhecia a Unisanta, mas é a primeira vez que eu dou um giro maior, conhecendo todas as dependências relacionadas à área de saúde, e é fantástico. Me voltou na memória meu tempo de universitário, de estudar, dos laboratórios, as bibliotecas, eu sempre gostei muito e eu revivi isso, então já valeu a pena não só por conhecer a imensidão dessa universidade, mas também conhecer o pessoal que está começando a estudar”, ressaltou o profissional.

“Esse intercâmbio que o Dr. Alexandre, através do Dr. Marcelo Teixeira, está girando no Santos, eu acho fundamental, porque o futebol é muito restrito e faltava esse elo entre universidades e clubes. Acho que o Santos é o pioneiro nesse sentido e isso vai trazer muitos frutos, com certeza o Dr. Alexandre vai mensurar trabalhos relacionados a essa paixão que o brasileiro sente pelo futebol e que poucos estudam. Parabéns ao Dr. Alexandre e ao Dr. Marcelo pela iniciativa”, finalizou o fisioterapeuta.

PARCERIA LAFES E SANTOS FC

A parceria do Lafes com o Santos surgiu através da ideia do Dr. Marcelo Teixeira, presidente do Santos FC e pró-reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília, de unir a Universidade com o clube. Segundo o Dr. Alexandre Galvão, o objetivo é fazer com que os estagiários do laboratório possam aprender também com toda a relação prática e teórica do Santos Futebol Clube e colaborar com diversos profissionais.