Unisanta é sede de cursos que incentivam participação feminina na política

56

Contribuir para a formação de lideranças femininas nas comunidades. Este é apenas um dos objetivos do projeto ‘Mulher na Política’, que promoverá, por um mês, cursos para levar conhecimento e incentivar a participação das alunas no cenário político. As interessadas podem se inscrever gratuitamente até 3 de abril, acessando o formulário neste link.

Em dez encontros, as participantes terão a oportunidade de discutir, junto a profissionais e especialistas – todas mulheres -, temas para favorecer a reflexão e habilitação no vasto campo da política, buscando uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, as palestrantes têm como uma das metas capacitar as inscritas para transformá-las em titulares de direitos para o exercício da cidadania ativa.

As aulas ocorrerão do dia 9 de abril até 9 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, no Consistório Universidade Santa Cecília (Unisanta), localizado na Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão. A iniciativa é da Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher), vinculada à Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), da Prefeitura de Santos.

Esta iniciativa contempla o item 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Igualdade de Gênero.

PROGRAMAÇÃO

9/4 – A importância da conscientização política e a democracia – Maria Fernanda Leal (professora)

11/4 – Democracia e desenvolvimento econômico – Fernanda Frinhani (professora)

16/4 – A participação política da mulher no Brasil – Flavia Rios (advogada)

18/4 – Mídia, marketing e política (redes sociais) – Maria Estela Della Casa Galvão (jornalista e coordenadora de Internet da Prefeitura de Santos)

23/4 – A questão racial na política – Mary Francisca Careno (presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial de Santos)

25/4 – Direito Eleitoral – Isabela Castro de Castro (presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/SP)

30/4 – Sistema eleitoral e competência dos cartórios eleitorais – Michelle Lapa C. Molarino (chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral de Santos)

2/5 – Partidos políticos e representação feminina – Cristiane Zamari (coordenadora de políticas para pessoas com deficiência) e Taiane Miyaki (coordenadora de políticas para diversidade)

7/5 – Pesquisas políticas e eleitorais – Arminda Augusto (jornalista)

9/5 – Sistema político e competência dos cargos – Larissa Paz (presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB/Santos)

Fonte: Prefeitura Municipal de Santos