Mais de 130 estudantes participaram da atividade que teve como tema o Empreendedorismo. O concurso foi promovido por meio de parceria entre o Rotary Club de Santos-Porto e o Colégio Santa Cecília.
Cinco alunos do 9º ano do Colégio Santa Cecília tiveram os textos selecionados para o 1º Concurso de Redação promovido pelo Rotary Club de Santos-Porto. Aline Barreiro, Amanda Leal, Luís Gustavo Martins Teixeira, Lívia Machado e Julia Silva Costa escreveram as melhores redações com o tema Empreendedorismo. Os três primeiros colocados serão agraciados com medalhas durante almoço a ser realizado na próxima terça-feira (24/4), às 12h30, no Mendes Plaza Hotel. Os cinco selecionados receberão diplomas de participação.
Mais de 130 estudantes participaram da atividade, que teve como finalidade incentivar o pensamento, a criatividade e a originalidade nas redações. Os textos foram avaliados por uma comissão composta por professores de Língua Portuguesa do Colégio e membros do Rotary. Entre os critérios avaliados estão: adequação ao tema e gênero propostos, originalidade e criatividade, legibilidade, vocabulário e correção gramatical, construção e estrutura do texto, capacidade de chamar a atenção do leitor, objetividade e fluência na leitura.
“É um projeto muito importante e mais uma parceria entre a Unisanta e o Rotary Club Santos-Porto. O principal ponto foi incentivar a criança desde cedo a realizar essas redações, aprender a escrever o português de forma correta e sem as abreviações utilizadas hoje em dia, já que a tecnologia está em alta e com linguagens diferentes. Eles tiveram algo novo para pesquisar, uma cultura diferente”, afirmou a diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Simões Teixeira.
De acordo com a diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grottone, os alunos trabalharam o tema em sala de aula. “Já trabalhamos com o Empreendedorismo no Colégio há muitos anos. A prof. Fausta Oliveira, responsável pelo projeto e pela disciplina de Produção de Texto, realizou pesquisas e debates com os alunos sobre empreendedorismo. As redações foram avaliadas na prova mensal do 1º bimestre e as cinco melhores foram escolhidas e enviadas ao Rotary para a premiação”, explica Marilisa.
Segundo o presidente do Rotary Club de Santos-Porto, Andriey Storte, o projeto surgiu de uma exigência do Rotary International, que está com a bandeira de alfabetização de todos os seres do planeta. “Entramos em contato com o Santa Cecília, que prontamente aceitou a ideia. Será um projeto contínuo e uma boa maneira de incentivar as crianças a escreverem. Falar um bom português e saber escrever é muito importante e, infelizmente, estamos perdendo isso. A melhor maneira é que isso venha desde as crianças, na tenra idade, mostrando que a escrita é extremamente importante”, concluiu o presidente.