Bruno Alcantara do Nascimento, Fernanda Hoffmann Affonso (2.ª série do Ensino Médio) e Andrey Estevam Seabra (3.ª série do Ensino Médio) concorreram com estudantes de todo o País.

Os alunos do Colégio Santa Cecília levaram medalha de ouro na 16.ª Mostra Brasileira de Foguetes, com lançamentos realizados durante a Jornada de Foguetes, ocorrida na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, em setembro deste ano.

Os estudantes conseguiram chegar a essa vitória através do excelente alcance no lançamento do seu foguete na segunda fase da OBA, classificando-se entre as melhores equipes de foguetes de nível 4 no estado de São Paulo.

Participaram do evento Bruno Alcantara do Nascimento e Fernanda Hoffmann Affonso, alunos da 2.ª série do Ensino Médio, e Andrey Estevam Seabra, da 3.ª série do Ensino Médio. O professor Fábio Luís Vasconcelos de Quadra, professor de Física do Colégio Santa Cecília e coordenador do grupo, se expressou extremamente orgulhoso do empenho e trabalho realizado pelos alunos.

Andrey comemora o título de campeões da equipe na segunda fase da prova prática e, com seu resultado na prova teórica em nível nacional, também conseguiu se classificar na seletiva internacional de astronomia que será realizada ainda neste ano e no início do ano que vem. “Foi uma experiência realmente incrível, e todo o cronograma do evento foi bem interessante. Além disso, conseguir a medalha de outro entre 1,5 milhão de participantes na prova teórica foi muito gratificante e, depois, ganhar a medalha de ouro na prova prática foi melhor ainda.”

O estudante Bruno diz que a experiência foi sensacional, pois, por ser a primeira vez, não tinha ideia de como ia ser. “A nossa expectativa era média, mas, na hora que a gente ganhou a medalha, a gente viu que tínhamos sido campeões, uma sensação emocionante.”

A aluna Fernanda comenta também que já havia pesquisado sobre esse evento, participando da MOBFOG e, depois que foram classificados, receberam o cronograma e  foi caindo a ficha para eles quando o projeto começou a  se materializar. Durante os quatro dias de eventos, ficaram o dia inteiro em palestras, oficinas, apresentações, lançamentos.

“Além da gente expor tudo aquilo que pesquisamos e desenvolvemos, vamos colhendo os frutos de tudo aquilo que os alunos podem nos ensinar e poder apresentar outras coisas. Foi maravilhoso.” ressalta. Ela também comenta que o grupo já está pensando em melhorar, pesquisar e aprender mais sobre o assunto, para que se destaquem mais ainda no ano que vem.

PROJETO

O professor Fábio conta que o foguete projetado pela equipe apresentou o corpo feito de garrafa pet de 2L, com a ogiva, a parte de cima do foguete, feita de garrafa pet retornável e massa epóxi, pois, através de pesquisas, acharam conveniente e interessante por conta da aerodinâmica. E na parte posterior do foguete, as aletas, mecanismo de elevação, deram estabilidade ao foguete, e com pesquisas os alunos encontraram várias formas, desde aletas quadradas, triangulares, e no final fizeram uma mescla dessas alternativas. “Tanto que a gente percebeu que lá na competição, uma das maiores aletas que tinha era a nossa, e a gente achou que ia prejudicar no nosso lançamento, mas acabou dando certo”.

OLIMPÍADA

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamento devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. (FONTE: http://www.oba.org.br/)