O encontro entre os candidatos e o eleitorado escolar aconteceu nesta sexta-feira, 09, e a eleição será no próximo dia 13. O vencedor representará o Colégio no Projeto Câmara Jovem, na Câmara Municipal

O Colégio Santa Cecília está promovendo a eleição para Vereador Jovem 2018. Neste ano, cinco chapas, com dois integrantes cada, estão concorrendo ao cargo de vereador titular e suplente. Os candidatos das chapas conversaram, durante os intervalos desta sexta-feira (9/3), com os demais alunos. O intuito do Colégio é mostrar aos candidatos como uma campanha é realizada e sanar as dúvidas existentes.

A eleição na escola existe há quatro anos, e, desde seu segundo ano, o professor de história, João Carlos Oliveira, está à frente do projeto, trabalhando para aprimorar essa participação. Ano passado, eram as classes que enviavam seus candidatos para uma eleição geral, onde a dupla vencedora representaria o Colégio Santa Cecília.

Hoje, os próprios alunos têm a iniciativa de se inscrever. “A gente sentiu que poderia ser um pouco diferente, então, neste ano, buscamos a manifestação dos alunos que gostam do assunto, para que eles se desenvolvam, e os incentivamos a estarem presentes durante um dia de pátio, para tirarem dúvidas”, comenta o professor.

Alunos dos 9º até o 2º anos podem participar como candidatos à eleição, os que estão nos outros anos participam votando para que os vencedores representem o Colégio e a comunidade escolar na Câmara Municipal. A escola promove o projeto para que os estudantes conheçam a sociedade em que estão inseridos.

“Você cria neles a ideia de propor algo, de participar efetivamente na sociedade, de olhar o seu município, não somente de uma forma crítica, mas, ao mesmo tempo, com uma propositura de melhora, de qualidade, de tirar o olhar individual para um coletivo. Isso é importante”, diz João Carlos Oliveira.

Alunos candidatos do Colégio – Para a eleição deste ano, cinco chapas estão concorrendo: Chapa 1 das alunas Hingrid Caetano e Sarah Angel, ambas do 9ºA; Chapa 2 de Carlos Eduardo e Luan Araújo,do 9ºA; Chapa 3, de Rebecca Roque e João Lucas Andrade, do 9ºA; Chapa 4, de Victor S Faciolli e Paulo, Jonas ambos do 1ºA; e Chapa 5, de João Guilherme Genari e Edson Júnior, do 1ºC.

Edson Júnior, do 1º ano C, resolveu se candidatar porque sente que os jovens não têm contato com a política e quer mudar isso. “Talvez eles nem saibam debater o assunto. A partir daí eu resolvi participar, para ser uma espécie de exemplo para que os jovens pudessem olhar para mim e pensar, bom se ele fala de política eu também posso falar, posso estudar e procurar sobre o assunto”.

Já Paulo Miguel da Silva Jonas, do 1º ano A, que já participou no ano passado, voltou a se candidatar porque gostou de ajudar as pessoas. ”Eu achei muito legal, eu participei no ano passado como jovem vereador e o que me deixou muito feliz foi ajudar as pessoas, tanto na rua quanto nas escolas, fazer projetos para ajudar”.

Victor Faccioli, também do 1º Ano A, acha que o jovem não está sendo representado na Câmara e acredita que, juntos, poderão fazer a diferença. “ Eu entrei no projeto Câmara Jovem porque, hoje em dia, em Santos, a juventude é mais de 40% da população, segundo estatística do IBGE, e eu não vejo uma representatividade política lá dentro (dessa faixa). Dizem que o jovem é o futuro, mas o futuro é agora, é hoje e eu acho que todos os jovens juntos podem fazer a diferença”.

O cargo – O jovem eleito pela escola vai ser Vereador Jovem, que representará a escola e a comunidade escolar. Por um ano, participará mensalmente da Câmara como um vereador. Irá propor leis, entender como funciona o dia a dia no local. “Ele apresentará seus projetos e analisará os de outros vereadores no que tange à questão financeira, constitucional, se já existe uma lei sobre aquele assunto ou não. Então, ele vai começar a entender como que funciona o processo eleitoral e político de uma cidade”, finaliza João Carlos Oliveira.

Outras eleições – O Colégio Santa Cecília participa com os alunos, também das eleições de deputado brasileiro jovem e deputado estadual jovem.