Depois de duas semanas de atividades e experiências sobre sintomas, tratamentos, combate e dicas de prevenção da dengue, os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, do Colégio Santa Cecília, participaram da palestra da professora do curso de Biologia Marinha, Zélia Rodrigues de Melo.

“Todos os dias nós falávamos de um assunto relacionado à dengue e agora, para encerrar, a professora Zélia ensina as crianças a fazer uma solução com borra de café”, conta Giovanna Petrizzo, professora do Jardim II.

Os pequenos aprenderam e dão dicas. “Não pode deixar pneu com água, porque o mosquito deixa os ovinhos”, explica Beatriz Valim, de quatro anos. Já Sofia Sola, de cinco anos, sabe o que fazer quando chegar à sua casa. “Vou colocar a solução da borra de café na areia da plantinha para ela crescer forte e sem os ovinhos do mosquito”.

Os estudantes maiores do Ensino Fundamental I interagem mais na palestra com perguntas e informações que aprenderam em sala. “Os alunos que já participaram do projeto em outros anos e se lembram do que eu falei. Isso é gratificante. São eles que levam as informações a os pais”, afirma Zélia.

Projeto contra a dengue – Realizado pelo quarto ano, a iniciativa tem como objetivo principal ensinar aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, as causas da dengue e sua prevenção e conscientizar sobre a importância de medidas auxiliares no combate à doença.