A Faculdade de Engenharia ficou com o troféu Trote Solidário e Ecológico

A Campanha Trote Solidário e Ecológico 2013, que a Universidade Santa Cecília – Unisanta promoveu para receber os calouros e integrá-los aos veteranos no início deste ano letivo, terminou com um saldo de cerca de cinco toneladas de produtos arrecadados em prol das vítimas das chuvas em Cubatão. Além das doações, que também foram feitas pela população, durante a campanha os alunos trouxeram lixo eletrônico e doaram sangue para o Hemonúcleo de Santos.

A Faculdade de Engenharia foi a grande vencedora dessa edição, com destaque para o curso de Engenharia Química que participou com significativa doação de computadores, monitores entre outros equipamentos eletrônicos. Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Settaport colaborou com a atividade e fez o destino adequado do material.

Segundo o supervisor do Centro de Reciclagem da Fundação Settaport, Francisco Antonio Nogueira da Silva, o lixo eletrônico é aproveitado na recuperação de computadores posteriormente instalados nas salas de aula do projeto de inclusão digital da fundação. A parte danificada tem seus componentes eletrônicos destinados a empresas.

O Centro de Reciclagem da Fundação Settaport já recuperou mais de 100 computadores no período de um ano de atividades. Atualmente, há duas salas de aula de Informática em funcionamento e outras duas serão criadas, todas em Santos.

Solidariedade – Emocionada, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Darcy Chumbo de Mendonça, agradeceu à Alta Direção e aos alunos da Unisanta pelo envolvimento na arrecadação de roupas, alimentos, água, produtos de higiene pessoal e de limpeza, brinquedos e outros materiais encaminhados às vítimas das chuvas que deixaram centenas de desabrigados principalmente nos Bairros Pilões e Água Fria.

“Foi um gesto de generosidade incrível, que vem do coração. Essa é a segunda vez que nosso município é agraciado com as doações da Campanha Trote Solidário da Unisanta, também por razão das enchentes provocadas pelas chuvas”, enfatizou Darcy.

Também estiveram presentes na entrega do troféu Trote Solidário e Ecológico a Alta Direção da Unisanta, o diretor de Marketing da Universidade, Marcus Teixeira Penteado, além de diretores e coordenadores de cursos e universitários.

Troféu Solidário – O Trote Solidário e Ecológico conta com a participação da comunidade Ceciliana e santista para arrecadação de materiais com a finalidade de ajudar entidades beneficentes e atender situações em caráter de emergência, como ocorreu este ano e em 2011, com a chegada da temporada de chuvas fortes na Região.

A campanha desenvolve também a conscientização dos participantes para destinar de forma correta o lixo eletrônico (pilhas, baterias, equipamentos eletrônicos e de informática), em parceria com a Fundação Settaport, além da importância da doação de sangue e o cadastro no banco de medula óssea, em parceria com o Hemonúcleo de Santos.