Matheus Lopes de Carvalho projetou a criação de um banco de desenvolvimento para financiar obras de urbanização  há 180 anos

Como praticamente não havia urbanização há 180 anos no estado de São Paulo, o aluno Matheus Lopes de Carvalho, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, apresentou um projeto no Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa, criando um banco de desenvolvimento para financiar essas obras na então Província de São Paulo. Sua ideia foi a vencedora entre as 34 apresentadas neste ano.

A edição do Parlamento Jovem foi dedicada aos 180 anos da Assembleia Legislativa do Estado. Os concorrentes precisaram fazer uma pesquisa sobre a história da época e detectar os problemas da população.    Matheus recebeu o prêmio no último dia 6/11.

Os professores de História, João Carlos Oliveira e Roberta Gomes da Rocha, foram responsáveis pela preparação dos projetos e do aluno. Durante os dois dias de evento, Matheus foi eleito vice-presidente da mesa diretiva dos trabalhos e conduziu a apresentação dos trabalhos.

“Na época  estudada não havia urbanização, desenvolvimento. Então, o meu projeto foi a criação de um banco de desenvolvimento que financiasse ideias de progresso, como construção de rodovias e vinda de eletricidade”, explica Matheus.

“O objetivo principal era fazer uma lei que funcionasse naquela época e que alterasse a história de São Paulo”, resume o estudante.

A atuação do aluno foi elogiada pelos deputados jovens participantes Para a criação do projeto foram necessárias duas semanas de preparação, com o auxílio dos professores João Carlos e Roberta. “Tivemos que agregar bastante conhecimento histórico do Estado e contei com a orientação dos professores”.

A participação foi uma experiência marcante para Matheus. “É uma carga que vou levar para a vida. Além de melhorar meu conhecimento histórico, pude conhecer novas pessoas e saber como funciona a Assembleia Legislativa, que é a casa do povo, e principalmente aprender a fazer democracia”, finaliza.

Parlamento Jovem

Criado em 1999, o Parlamento Jovem tem como objetivo mostrar a escolas, professores e alunos a importância do processo legislativo. Para isso, os jovens vivenciam um dia como parlamentar e conferem na prática a experiência e responsabilidade de um deputado em atividade.