Uma nova parceria entre a Prefeitura de Santos e a Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi formalizada na tarde desta terça-feira, 17, e irá resultar na elaboração para o Município de projetos e pesquisas da equipe multidisciplinar de docentes da graduação e da pós da instituição, com a participação de universitários.

A primeira iniciativa do termo de cooperação será de acompanhamento técnico do projeto de acessibilidade da Pinacoteca Benedicto Calixto pelo Escritório Modelo de Engenharia Civil e Arquitetura.

Também serão realizados projetos nas áreas de habitação, regularização fundiária, patrimônio cultural edificado, mobilidade, acessibilidade, equipamentos públicos, paisagem urbana e meio ambiente (natural e artificial), de modo a promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade, a preservação e recuperação do meio urbano e das relações de cidadania.

A cooperação é uma ampliação de termo realizado no ano passado para o programa Alegra Centro.

“O conhecimento existente na universidade será colocado a serviço das pessoas, que poderão ter soluções para os problemas do dia a dia e viver numa cidade melhor”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

“Essa parceria, complementou o prefeito, será muito importante para a cidade de Santos. A Unisanta é tradicionalmente uma grande colaboradora do município, no desenvolvimento de projetos e ações, buscando soluções para os desafios que a cidade tem na questão da mobilidade urbana e desenvolvimento urbano. A renovação desta parceria fortalece os vínculos entre prefeitura e a Unisanta na busca de soluções, utilizando profissionais capacitados, qualificados e toda a infraestrutura que é disponibilizada pela Universidade aos seus alunos e professores”.

Foto: Raimundo Rosa

“O que a gente quer é trazer a pesquisa para o cotidiano e fazer com que estes estudos de grande nível sejam dirigidos à melhor qualidade de vida da população”, enfatizou a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, instituição que oferece 33 cursos superiores para mais de 11 mil alunos.

A educadora comentou que o projeto da Pinacoteca é apenas um embrião de diversas aproximações que a universidade tem com instituições culturais.

“Foi gestado através do escritório de Engenharia e Arquitetura da Unisanta. Os estudantes e professores fizeram todos os cálculos para que o projeto de acessibilidade pudesse ser aprovado, e outros projetos também serão celebrados com outras instituições, sejam elas públicas, privadas, ligadas a diversas áreas como cultura, ciência e inovação”.

A reitora falou também sobre a qualidade das pesquisas desenvolvidas pela universidade e o reconhecimento internacional desses estudos.

“As pesquisas produzidas na Unisanta são tidas como as melhores de nossa região. No índice mundial do Google somos apontados como a instituição que mais é citada, dentre as da Baixada Santista, nos trabalhos que lá são produzidos… isso é só uma amostra do que nós ainda podemos desenvolver”.

A presidente da instituição, Lúcia Teixeira, frisou que todos os laboratórios e institutos estarão disponíveis para auxiliar os serviços e políticas públicas. “Auxiliando Santos, auxilia-se toda a região. Porque uma série de serviços metropolitanos é buscada aqui”.

A contribuição dos núcleos de pesquisa da Unisanta para várias cidades do país e do exterior também foi destacada pela dirigente.

“Temos certeza que tudo o que for feito será com a melhor precisão possível e pelos melhores cérebros, com o compromisso social dessa instituição que está sediada aqui e que tem compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, cumprimentamos a prefeitura de Santos por este convênio, reconhecendo mais uma vez a qualidade da Unisanta e prestigiando esta instituição que, mais que local, é reconhecida internacionalmente”.

Também participaram da assinatura do termo de cooperação técnica o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves, o diretor de Engenharia e Arquitetura da Unisanta, Antônio de Salles Penteado, e de Relações Universidade Empresa e Estágios, Luiz Vidal de Negreiros.