Alunas do Colégio recebem menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências

237

As alunas do Colégio Santa Cecília, Ana Clara Pellegrim Costa, do 9.° ano do Ensino Fundamental II, e Fernanda Hoffmann Affonso, do 2.° ano do Ensino Médio, foram premiadas com a menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), cujo objetivo é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

A Olimpíada Nacional de Ciências se destina aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6.º, 7.º, 8.º ou 9.º ano), no Ensino Médio (1.ª, 2.ª ou 3.ª série) e aos estudantes da 4.ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas da 2.ª fase foram aplicadas de forma on-line e envolveram questões teóricas de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, assim como foi na primeira fase. Além disso, para cada série, existe um módulo de prova diferente:

• Nível A, correspondente a estudantes do 6.º e 7.º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível B, correspondente a estudantes do 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível C, correspondente a estudantes da 1.ª série do Ensino Médio;
  • Nível D, correspondente a estudantes da 2.ª série do Ensino Médio; e
  • Nível E, correspondente a estudantes da 3.ª série do Ensino Médio e 4.ª série do Ensino Técnico.

Fernanda foi convidada há três anos pela professora Jennifer Junot Arins de Sales para participar do exame e já realizou três níveis diferentes da olimpíada, um ainda no Ensino Fundamental e os dois últimos no Ensino Médio.

“É bem gratificante, legal, porque dá pra ver como a prova muda, o que é pedido nas questões, os pontos que eles querem exercitar nos alunos, ver seu conhecimento, principalmente na comparação das provas anteriores, na parte de assinalar e na dissertativa, porque ali dá para você mostrar todo o seu estudo”, afirmou a aluna.

Debutante no exame, Ana Clara também foi incentivada a se inscrever na ONC pela professora Jennifer. “Nosso conhecimento aqui do Santa Cecília já ajuda bastante e acho que os professores nos auxiliam no apoio emocional”, contou a aluna.

Com o conteúdo voltado para os conhecimentos gerais, foi necessário estudar livros de séries anteriores e editais de provas de outras edições da ONC e contar com apoio do corpo de docentes do Colégio.

“Eles estão sempre à disposição da gente, sobretudo nas aulas, onde aprendemos bastante conhecimento teórico e prático. Não só o nosso particular, mas também o estudo geral da grade, nos ajuda muito”, falou Fernanda. E completou Ana Clara: “Foi bem legal, interessante, uma experiência nova, que não imaginava ter, vale à pena participar”.

O que é a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)? – Organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), a ONC é um evento técnico / científico e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da Unicamp, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.